Orçamento será modificado independente de quem seja eleito presidente — Rádio Senado

Orçamento será modificado independente de quem seja eleito presidente

LOC: A PROPOSTA DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2015, QUE AGUARDA ANÁLISE NO CONGRESSO NACIONAL, DEVE SER MODIFICADA, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA O GANHADOR DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. 

LOC: ESSA É A AVALIAÇÃO DO SENADOR CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS, QUE É DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI: 

(Repórter) O senador Cyro Miranda do PSDB de Goiás avalia que o Projeto de Lei do Orçamento deva ser alterado já no próprio Congresso, devido às condições econômicas que estão sendo previstas para 2015. Para ele, este é o caminho para enfrentar a inflação e a diminuição do Produto Interno Bruto - o PIB. Cyro Miranda observa que a proposta orçamentária foi inicialmente atrasada por disputas políticas, mas agora deve ser adaptada por um viés técnico:  

(Cyro Miranda) Ela foi procrastinada e deve ter um orçamento equilibrado. Vai ser um ano de muita dificuldade e eu acredito que já os cortes deverão partir do orçamento, para que o Executivo não tenha este problema. Ano que vem nós deveremos ter receita baixa, nós vamos ter PIB baixo, inflação também muito difícil de ser controlada. 

(Repórter) O projeto de Lei do Orçamento de 2015 prevê um valor de 2 trilhões e 969 bilhões de reais, já reservados ao pagamento do superávit primário 114 bilhões. Caso a economia realmente mantenha um viés de desaquecimento, o PIB deverá ser estimado em um valor mais baixo e todos os gastos deverão ser reduzidos. Cyro Miranda avalia que esse recálculo deverá ser realizado por qualquer um dos dois candidatos que seja eleito. 

(Cyro Miranda) Então de qualquer maneira, seja o governo que vier, vai encontrar um problema grande na economia, como alta do dólar, a própria inflação e a própria recessão. 

(Repórter) Com o final do segundo turno das eleições, a Comissão Mista do Orçamento volta a se reunir para analisar o Projeto de Lei do Orçamento Anual de 2015. A votação deve ser concluída até 22 de dezembro.
20/10/2014, 05h56 - ATUALIZADO EM 20/10/2014, 05h56
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00