Projeto permite que beneficiários trabalhem com carteira assinada — Rádio Senado

Projeto permite que beneficiários trabalhem com carteira assinada

LOC: O SENADO PODE ANALISAR EM BREVE UM PROJETO QUE PERMITE AOS BENEFICIÁRIOS DA PRESTAÇÃO CONTINUADA TRABALHAR COM CARTEIRA ASSINADA. 

LOC: O OBJETIVO DO PROJETO, NA PAUTA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, É FACILITAR A CONTRATAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O Benefício da Prestação Continuada é pago a pessoas com deficiência e idosos que não têm condições de garantir o próprio sustento, com renda familiar por pessoa de menos um quarto do salário mínimo, ou seja, 181 reais por mês. Mas ele é destacado muitas vezes como causa para a dificuldade das empresas em cumprir a lei de cotas para pessoas com deficiência, de 1991. A lei determina que empresas com mais de 100 funcionários tenham pelo menos 2% de suas vagas preenchidas por essas pessoas, chegando a 5% quando tiverem mais de mil empregados. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, explicou que muitas pessoas com deficiência de baixa renda não têm interesse em entrar para o mercado formal porque temem perder o benefício. 

(Lindbergh Farias) Às vezes a pessoa tem medo de entrar no mercado de trabalho com medo de perder o BPC. E a gente vê muito. A gente vê a quantidade de pessoas com deficiência na informalidade, como camelôs. Porque as pessoas não tem segurança de entrar no mercado de trabalho com o risco de perder o BPC. 

(Repórter) Em 2011, o Congresso conseguiu incluir em uma medida provisória a garantia de que ao conseguir um emprego, o beneficiário da prestação continuada não teria o pagamento interrompido, apenas suspenso. Mas o senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, defende que, se o salário do novo emprego for de até dois salários mínimos, o benefício nem seja suspenso, apenas reduzido pela metade. Já o relator, Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, sugere que o benefício seja inteiramente mantido, desde que o vencimento do beneficiário não ultrapasse dois salários mínimos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, quase quatro milhões e cem mil pessoas recebem o Benefício da Prestação Continuada. Destas, dois milhões e duzentas mil são pessoas com deficiência e um milhão e novecentas mil são idosas.
13/10/2014, 06h56 - ATUALIZADO EM 13/10/2014, 06h56
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00