Lei aumenta percentual de biodiesel e etanol em combustíveis — Rádio Senado

Lei aumenta percentual de biodiesel e etanol em combustíveis

LOC: A PARTIR DE NOVEMBRO, VAI AUMENTAR O PERCENTUAL DE MISTURA DO BIODIESEL NO ÓLEO DIESEL VENDIDO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL DE TODO O PAÍS. 

LOC: A NOVA LEI SANCIONADA PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FOI APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: Desde julho, o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel vendido nos postos de gasolina subiu de 5 para 6 por cento. A nova lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República estabelece que a mistura deve chegar a 7 por cento a partir de 1º de novembro. No entanto, o Conselho Nacional de Política Energética pode autorizar o retorno ao percentual de 6% por motivo justificado. A lei também autoriza aumentar o percentual máximo de etanol na mistura com a gasolina, dos 25 por cento para 27,5 por cento. O governo argumentou que com a ampliação do uso do biodiesel, o Brasil vai deixar de importar mais de um bilhão de litros de óleo diesel ao ano. Para o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, além de ambientalmente correta, a mudança vai ajudar na recuperação da indústria do álcool e evitar o aumento do preço da gasolina. 

(W. PINHEIRO) Essa matéria tem uma importância fundamental nos dá a certeza de uma ação que possibilite a manutenção do preço do combustível sem a sua elevação que sabemos tem uma incidência direta e imediata no custo de todos os outros produtos no Brasil. 

(REPÓRTER) Durante o debate no Senado, a iniciativa recebeu apoio de parlamentares da oposição, como o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo 

(ALOYSIO) é uma medida urgente e necessária que tem enorme relevância para a economia e também para o meio ambiente. 

(REPÓRTER) Pela nova lei, o biodiesel adicionado ao óleo diesel deve vir, prioritariamente, da agricultura familiar.
10/10/2014, 01h06 - ATUALIZADO EM 10/10/2014, 01h06
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00