Senado divulga resultado do 7º Concurso de Redação — Rádio Senado

Senado divulga resultado do 7º Concurso de Redação

LOC: VINTE E SETE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS FORAM SELECIONADOS PARA SEREM JOVENS SENADORES. 

LOC: O RESULTADO FOI DIVULGADO NESTA TERÇA-FEIRA APÓS A ANÁLISE DE QUASE 52 MIL REDAÇÕES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O país vai poder ouvir, a partir de novembro, as ideias de 27 jovens selecionados para participar do programa Jovem Senador. São alunos de escolas públicas de ensino médio que têm até 19 anos e conseguiram a vaga no 7º Concurso de Redação do Senado Federal. O tema deste ano foi: “Se eu fosse senador...”. Os três primeiros colocados vão ganhar prêmios, entre eles computadores para suas escolas. Eles foram escolhidas por uma comissão julgadora composta por representantes do Senado, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. A aluna da Escola Estadual União e Força, em Cáceres, em Mato Grosso, Nathalia Lima Janones, de 17 anos, se emocionou ao saber que ficou em primeiro lugar, com sua redação “Uma Educação que transforma”. 

(Nathalia Lima Janones) “É um sonho, eu tenho tentado já algumas vezes e a contribuição com as ideias que eu tenho na minha mente eu sei que eu posso ajudar a construir leis. Eu tenho certeza que juntamente com os outros alunos a gente vai conseguir mostrar um pouco do futuro do país. Nossa, eu to muito, muito, muito feliz.” (Rep) O segundo lugar ficou com Ana Paula Schwengber, de 17 anos, de Buritis, em Rondônia, que escreveu sobre “Honra e Honestidade”. 

(Ana Paula) “Me chamaram assim pra fazer né, aí eu tive orientação dos professores daqui, os professores de português, mandei a redação e nossa eu não esperava, estou muito feliz.” 

(Repórter) Em terceiro lugar, ficou Maria Jéssica de Almeida, de 16 anos, do município pernambucano de Surubim. Seu texto é intitulado “Lei boa é lei Cumprida”. 

(Maria Jéssica) ”Para criar uma lei nova eu acho que só se fosse em um caso extremo porque o Brasil tem tantas leis, vamos fazer com que as que já existem sejam cumpridas que eu acho que dá pra melhorar.” 

(Repórter) O coordenador do programa, senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, explica que, este ano, além dos alunos, o Jovem Senador também vai contar com convidados muito especiais. 

(Paulo Davim) “Até o ano passado, apenas o aluno e a escola eram premiados. Este ano não. Este ano os 27 professores estão vindo. Até porque não existe escola sem aluno, mas não existe escola sem professor. Então acho justo, legítimo, que os professores estejam presentes.” 

(Repórter) Para o senador Jorge Viana, do PT do Acre, um dos grandes atrativos do programa é a interlocução entre o Parlamento e os jovens 

(Jorge Viana) “As ideias que vem dos debates feitos nas escolas, nos municípios nos estados do País, que são trazidos pra cá pro plenário do Jovem Senador, podem virar lei de verdade, tramitam normalmente.” (REP) As atividades dos jovens senadores vão acontecer de 17 a 21 de novembro.
07/10/2014, 06h43 - ATUALIZADO EM 07/10/2014, 06h43
Duração de áudio: 02:48
Ao vivo
00:0000:00