Representação feminina no Congresso aumenta a partir de 2015 — Rádio Senado

Representação feminina no Congresso aumenta a partir de 2015

LOC: REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CONGRESSO AUMENTA A PARTIR DE 2015.  

LOC: DOS 28 SENADORES ELEITOS, CINCO SÃO MULHERES. BANCADA ATUAL DE DEZ SENADORAS SOBE PARA 12 E PODE SER AMPLIADA COM RESULTADO DO SEGUNDO TURNO. REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: Dos 27 senadores eleitos neste ano, cinco são mulheres, o que corresponde a 18,5% do total. Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo; Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul; e Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte chegam pela primeira vez ao Senado, enquanto Maria do Carmo, do Democratas de Sergipe; e Kátia Abreu, do PMDB de Tocantins garantiram a reeleição. O percentual é superior ao registrado nas últimas eleições para o Senado, em 2010, e em 2006, quando as mulheres conquistaram 13% e 15% das vagas. Atualmente, são dez senadoras e, a partir de fevereiro, o número já chega a 12 e pode ser ampliado de acordo com o resultado do segundo turno. Na Câmara dos Deputados, a participação também aumentou. Foram eleitas 51 deputadas, 6 a mais que em 2010. Procuradora da Mulher no Senado, a senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB do Amazonas, considerou positivo o aumento da bancada, apesar de considerar a representação ainda insuficiente 

(VANESSA) A melhora mais significativa ela só virá a partir de uma Reforma Política mais profunda que garanta não cotas de candidaturas, mas cotas de cadeiras. Nós temos claro também de que nós só conseguiremos esse passo importante a partir do momento em que nós mobilizarmos a sociedade brasileira e ganharmos a opinião pública. 

(REPÓRTER) Apesar de considerar o número de mulheres eleitas ainda muito baixo, o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que é um dos diretores do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Diap, considera a bancada feminina uma das vitoriosas nestas eleições. 

(ANTONIO) Em relação às mulheres há uma exceção. Porque os partidos não tem dado o devido espaço às mulheres nas campanhas eleitorais e essas que se elegeram eu atribuo em grande parte a mérito delas, e portanto trabalho que exerciam antes de chegar à Câmara dos Deputados. Então acredito muito que a bancada feminina vem revigorada, reforçada e oxigenada porque foram pessoas eleitas a partir do seu próprio esforço. 

(REPÓRTER) Senadoras e deputadas eleitas vão tomar posse em fevereiro de 2015.
07/10/2014, 12h59 - ATUALIZADO EM 07/10/2014, 12h59
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00