Cristovam recebe observadores internacionais das eleições 2014 — Rádio Senado

Cristovam recebe observadores internacionais das eleições 2014

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, RECEBEU NESTA SEXTA-FEIRA CERCA DE 50 AUTORIDADES INTERNACIONAIS QUE VÃO ATUAR COMO OBSERVADORES NAS ELEIÇÕES DESTE DOMINGO.  

LOC: CRISTOVAM BUARQUE DESTACOU A SEGURANÇA DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO E A AGILIDADE NA CONTABILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) Os observadores internacionais são credenciados pelo Tribunal Superior Eleitoral para acompanhar as eleições em todo o país. Cerca de 50 deles estiveram no Senado e foram recebidos pelo senador Cristovam Buarque. O parlamentar do PDT do Distrito Federal explicou como funciona o sistema eleitoral brasileiro, destacou, por exemplo, a obrigatoriedade do voto para os cidadãos entre 18 e 70 anos, e a organização dos partidos. Segundo Cristovam Buarque, os observadores têm muito a aprender com o aspecto técnico das eleições no Brasil, mas não devem se espelhar no nosso modelo político-partidário: 

(Cristovam Buarque)  É a contradição incrível, a sofisticação, a modernidade do nosso processo eleitoral, inclusive as urnas eletrônicas, mas não só isso, a logística do sistema para 125 milhões de votos é inacreditável. Mas ao mesmo tempo um caos partidário, uma desorganização partidária completa, coligações estupidamente indecentes, eu diria, pela variedade. É uma pena, o Brasil está preparadíssimo tecnicamente, mas não está ainda preparado moral e tecnicamente. 

(Repórter) O representante da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, João Damião, quis saber se o Brasil adota algum tipo de clausula de desempenho para o funcionamento dos partidos políticos. João Damião lembrou que Angola chegou a ter 127 legendas após a democratização do país, em 1992, mas foram tomadas medidas para reduzir esse número: 

(João Damião) Concluiu-se que os partidos políticos eram criados exatamente para resolver questões de natureza financeira ou pessoais. Foi assim que o poder político no país introduziu algumas barreiras sobretudo daqueles partidos que não concorrem duas vezes são extintos; e aqueles que também não obtém uma percentagem de votos também são extintos. 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque disse que a reforma política, com a possível criação de clausulas de desempenho para os partidos, será um dos desafios do próximo governo. 
03/10/2014, 07h53 - ATUALIZADO EM 03/10/2014, 07h53
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00