Congresso participa da campanha Outubro Rosa — Rádio Senado

Congresso participa da campanha Outubro Rosa

LOC: O CONGRESSO NACIONAL TAMBÉM ENTROU NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA, QUE VISA DIVULGAR INFORMAÇÕES PARA A PREVENÇÃO E O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. 

LOC: DESDE ESTA QUARTA-FEIRA TODOS OS PRÉDIOS DA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS E DA PRAÇA DOS TRÊS PODERES SE ILUMINARAM DE ROSA. A ILUMINAÇÃO ESPECIAL PERMANECE ATÉ O FINAL DE OUTUBRO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e sua prevenção pode salvar a vida de mais de 120 mil mulheres por ano. Para reforçar a prevenção, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se uniram para a campanha do Outubro Rosa. Além dos principais prédios públicos de Brasília, monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ficarão iluminados de rosa nas noites de outubro. A ministra da secretaria de políticas para as mulheres, Eleonora Menicucci, participou do lançamento oficial da campanha, no Panteão da Pátria em Brasília. Ela frisou a necessidade de se prevenir e tratar o câncer de mama. 

(Eleonora Menicucci) Que esta é uma ação em parceria com o sistema ONU, com mulheres mastectomizadas, com os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário e a sociedade brasileira. Porque nós precisamos abaixar, diminuir este índice crescente de 56 ponto 1 por 100 mil mulheres, a mortalidade por câncer de mama. 

(Repórter) O outubro rosa começou nos Estados Unidos em 1997 e em 2002 o Brasil entrou na campanha, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. Há três anos o Governo Federal passou a iluminar a Esplanada dos Ministérios e seus palácios, em conjunto com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Eleonora Menicucci destaca a importância desse tipo de divulgação da campanha 

(Eleonora Menicucci) Precisamos salvar as mulheres e eu tenho certeza que com estando vários países com seus ícones, monumentos, de prédios nas capitais, iluminados com a cor rosa, as mulheres estarão mais em evidência, o câncer de mama estará mais em evidência, portanto, mais mulheres poderão ser salvas. 

(Repórter) A ministra Eleonora Menicucci ainda afirmou que o Sistema Único de Saúde está se emprenhando para fazer com que os medicamentos e os equipamentos para exame e tratamento de câncer estejam disponíveis à toda população brasileira.
01/10/2014, 09h07 - ATUALIZADO EM 01/10/2014, 09h07
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00