Claro, Tim e Vivo serão responsáveis pelo 4G no Brasil — Rádio Senado

Claro, Tim e Vivo serão responsáveis pelo 4G no Brasil

LOC: AS TRÊS MAIORES EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL DO BRASIL, CLARO, TIM E VIVO, SERÃO AS RESPONSÁVEIS POR OFERECER O SERVIÇO DE BANDA LARGA 4G NO PAÍS. 

LOC: O LEILÃO DA ANATEL ARRECADOU 5 BILHÕES E OITENTA E CINCO MILHÕES DE REAIS PARA O GOVERNO, DOIS BILHÕES A MENOS QUE O ESTIMADO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) As operadoras Claro, Tim e Vivo, arremataram, nesta terça-feira, a licença dos três primeiros lotes para operar a tecnologia 4G em todo o território nacional na faixa de 700 mega-hertz (MHz). A operadora Algar Telecom foi a vencedora de um lote regional e vai atender a 87 municípios de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nenhuma das empresas se interessou pelos outros dois lotes regionais oferecidos na licitação da Anatel. As operadoras Oi e Nextel não participaram da disputa. A banda larga de quarta geração funciona atualmente na frequência de 2,5 giga-hertz (GHz). A expansão da tecnologia foi amplamente discutida na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Para o presidente da Comissão, senador Zezé Perella do PDT de Minas Gerais, o principal benefício da nova frequência é que a faixa é ideal para a cobertura de grandes distâncias. 

(Zezé Perrella) “Esse leilão é importante, já é uma reivindicação antiga do setor. O importante é que a gente possa levar a Internet, para os interiores, para os rincões mesmo, onde existe uma demanda grande e o serviço não chega com qualidade.” 

(Repórter) Já o senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, questiona a efetividade do papel de regulação da Agência. 

(Randolfe Rodrigues) “Eu defendo que, no reinicio do período legislativo, nós instalemos uma Comissão Parlamentar de Inquérito para responder porque a Anatel não tem cumprido no Brasil o seu papel elementar. São empresas de telefonia que não funcionam, 4G que não é 4G, e as regiões mais distantes, que não têm serviços de transmissão de dados e sequer serviços de telefonia.” 

(Repórter) A faixa de 700 mega-hertz (MHz) é ocupada atualmente pela TV aberta. Ela está sendo disponibilizada porque até 2019 todos os sinais analógicos serão desligados no Brasil.
30/09/2014, 07h51 - ATUALIZADO EM 30/09/2014, 07h51
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00