Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU — Rádio Senado

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU

LOC: O BRASIL SAIU DO MAPA DA FOME PRODUZIDO PELA ONU. O PAÍS É UM DOS QUE MAIS PROGREDIRAM NO COMBATE AO PROBLEMA, SEGUNDO O RELATÓRIO.  

LOC: O DOCUMENTO TAMBÉM APONTA REDUÇÃO DE 75% NA EXTREMA POBREZA, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) São consideradas em situação de pobreza extrema as pessoas que ganham menos de um dólar por dia, o equivalente a pouco mais de dois reais. No Brasil, o número de cidadãos em tais condições foi reduzido em 75% entre 2001 e 2012, segundo mostra o Mapa Mundial da Fome, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, a FAO. Segundo o documento, o número de brasileiros subalimentados caiu 82% entre 2002 e 2013. O relatório aponta que o país investiu cerca de 35 bilhões de reais no combate à fome e atribui o sucesso aos Programas Fome Zero e Bolsa Família. O líder do Governo no Senado, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, comemorou o resultado. 

(Humberto Costa) “Mostra que as políticas do Governo estão todas elas no caminho certo. É uma demonstração de que nós estamos caminhando fortemente para a redução significativa das desigualdades no Brasil.Os grupos restantes, algo em torno de 500 mil pessoas, o próprio governo tem procurado encontrar para enquadrar no Programa Bolsa Família”. 

(Repórter) Já o senador Fleury, do Democratas de Goiás, atribui a diminuição da fome ao incentivo à agricultura familiar. 

(Fleury) “A bolsa família eu tenho alguma preocupação com ela que não adianta você dar o peixe, precisa dar a vara. A agricultura familiar ela deu a vara. Veio com tecnologias novas, empregando a família, tirando aquele homem que saia do campo para ir para cidade para ser mais um atrás da Bolsa Família e hoje ele trabalha no campo e tem rentabilidade.” 

(Repórter) Apesar da redução, mais de 16 milhões de brasileiros ainda vivem em situação de pobreza e ganham menos de dois dólares por dia. Ainda existem 805 milhões de pessoas passando fome em todo o mundo. Entre os objetivos do milênio estabelecidos pela ONU em 2000, está a redução da pobreza extrema pela metade até 2015. Apenas 63 países conseguiram cumprir o objetivo até agora, entre eles o Brasil.
16/09/2014, 08h13 - ATUALIZADO EM 16/09/2014, 08h13
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00