Comissão conclui que não houve vazamento de perguntas na CPI da Petrobras — Rádio Senado

Comissão conclui que não houve vazamento de perguntas na CPI da Petrobras

LOC: COMISSÃO DE SINDICÂNCIA DO SENADO CONCLUI QUE NÃO HOUVE VAZAMENTO DE PERGUNTAS NA CPI DA PETROBRAS.  

LOC: GOVERNISTAS JÁ ESPERAVAM PELO RESULTADO ENQUANTO OPOSIÇÃO MANTERÁ BOICOTE À COMISSÃO EXCLUSIVA DO SENADO. 

(Repórter) Após 37 dias de trabalho, uma comissão de sindicância do Senado concluiu que não houve antecipação de perguntas para diretores e ex-diretores da Petrobras. Segundo denúncias que motivaram a investigação interna, os questionamentos do relator da CPI da Petrobras do Senado, senador José Pimentel do PT do Ceará, teriam sido repassados com antecedência para os depoentes. Além dos depoimentos de assessores da CPI, a comissão de sindicância verificou os emails dos servidores, o acesso aos arquivos eletrônicos confidenciais da CPI, os documentos usados na elaboração das perguntas e as gravações dos depoimentos. Ao concluir pela inexistência de qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de perguntas aos depoentes, a comissão de sindicância determinou o arquivamento do processo. Ao lembrar que a oposição não participa da CPI por decisão política, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, afirmou que a comissão de sindicância comprovou a seriedade das investigações da Comissão. 

(Vanessa Grazziotin) Esse resultado é muito importante porque da comissão de sindicância participaram pessoas imparciais, que verificaram que não houve qualquer tipo de armação. Então é bola para frente, continuar investigando.  

(Repórter) O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, questionou o resultado da sindicância ao citar que a própria Petrobras admitiu ter simulado os depoimentos de dirigentes da estatal à CPI, incluindo o do ex-diretor Nestor Cérvero. 

(José Agripino) O vazamento já está mais do que comprovado. Foi feito um acordo, um combinemos, na sede da Petrobras e passaram as perguntas para as pessoas. Por mais que essa sindicância venha dizer que não houve, houve um entendimento entre o governo e alguns membros da CPI para fazerem perguntas combinadas. 

(Repórter) A CPI do Senado retomará as investigações em outubro com a votação de pedidos de cópias de documentos.
12/09/2014, 06h20 - ATUALIZADO EM 12/09/2014, 06h20
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00