Aprovado projeto que distingue local para higiene de ostomizados — Rádio Senado

Aprovado projeto que distingue local para higiene de ostomizados

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU PROJETO QUE OBRIGA A AFIXAÇÃO DO SÍMBOLO NACIONAL DE PESSOA OSTOMIZADA EM LOCAIS PÚBLICOS. 

LOC: NO BRASIL, CEM MIL PESSOAS PRECISAM DE UMA BOLSA COLETORA PARA A EXCREÇÃO DE FEZES E URINAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Pelo projeto aprovado por unanimidade, o símbolo nacional de pessoa ostomizada deverá ser instalado nos locais públicos e privados que possam ser frequentados por quem fez a cirurgia para a colocação de bolsas excretoras de urina e de fezes. Os pacientes submetidos ao chamado ostoma, uma espécie de abertura na parede abdominal, tiveram algum tipo de câncer no intestino ou na uretra. O símbolo da ostomia é de uma pessoa com esparadrapo em forma de cruz no abdômen. O relator do projeto, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, ressaltou que a lei será facilmente implementada por não criar gastos. 

(Paulo Paim) Não tem gasto nenhum, é apenas um símbolo que mostra que naquele local há um tratamento diferenciado, adequado para a pessoa portadora de ostomia.  

(Repórter) O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, que é médico, ressaltou que os pacientes ostomizados precisam de um banheiro específico para a troca da bolsa excretora. 

(Mozarildo Cavalcanti) Você tem uma bolsa que coleta realmente as fezes. Se você vai a um banheiro comum, não vai poder fazer a higiene adequada. Teria que ser num local adequado para que ela pudesse ou trocar a bolsa ou esvaziar a bolsa. Então trocar a bolsa e pudesse ter onde destinar aquele dejeto. 

(Repórter) Entre as demandas das pessoas ostomizadas está um banheiro exclusivo em locais públicos onde o vaso sanitário seja instalado a 80 centímetros do chão para o esvaziamento da bolsa coletora, como se fosse uma pia, e a disponibilização de uma ducha para a correta higienização. Em 2012, foi sancionada a lei que obriga os planos de saúde a oferecerem a bolsa coletora para os pacientes. O projeto que obriga a afixação do símbolo nacional de pessoa ostomizada vai à sanção presidencial.
02/09/2014, 09h25 - ATUALIZADO EM 02/09/2014, 09h25
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00