Inclusão de texto contra fumo e álcool nos livros escolares pode ser votada — Rádio Senado

Inclusão de texto contra fumo e álcool nos livros escolares pode ser votada

LOC: O PROJETO QUE INCLUI TEXTO CONTRA O FUMO E O ÁLCOOL NOS LIVROS ESCOLARES ESTÁ PARA SER VOTADO PELO SENADO FEDERAL NO ESFORÇO CONCENTRADO MARCADO PARA DOIS E TRÊS DE SETEMBRO. 

LOC: O PROJETO É POLÊMICO E TEVE PARECERES OPOSTOS NAS COMISSÕES DE ASSUNTOS SOCIAIS E DE EDUCAÇÃO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O PLC 101 de 2007 torna obrigatória a inclusão de mensagens contra o fumo e o álcool nos livros escolares. O projeto do deputado Rubens Otoni foi aprovado pela Câmara em 2007 e seguiu para o Senado, onde recebeu dois pareceres diferentes. Na Comissão de Assuntos Sociais, a então senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, que foi relatora, defendeu sua rejeição por já existirem diversos programas contra o tabaco e o álcool, e a inclusão do tema nos livros escolares poderia, na prática, despertar a curiosidade das crianças e adolescentes. Por outro lado, na Comissão de Educação o texto recebeu parecer favorável. O relator, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, discorda da ideia de que a inclusão irá despertar a curiosidade das crianças. 

(Mozarildo Cavalcanti) Prevenir não significa que você esteja despertando as pessoas para o tema. Pelo contrário. Como é que os pais educam os filhos?Dizendo que uma coisa é ruim e aquela outra coisa é boa. Então eu acho que tem de haver uma campanha, diria até mais intensiva, de esclarecimento da juventude. 

(Repórter) Mesmo favorável e considerando a proposta importante, Mozarildo Cavalcanti não acredita que o projeto seja votado em breve. Ele espera que isso aconteça só depois das eleições. 

(Mozarildo Cavalcanti) Eu acho pouco provável que uma matéria dessa seja votada no esforço, por que tem muito outras matérias mais relevantes e urgentes e essa aí pode perfeitamente esperar pra daqui mais outros dias, pra quando acabar as eleições, poderemos voltar ao trabalho normal. Se houver chances, se houver chances, poderemos votar. 

(Repórter) Estudos médicos mostram que 8,5% de mortes da América Latina são causadas pelo cigarro e 6% do Produto Interno Bruto são gastos em tratamentos de doenças relacionadas ao excesso de álcool.
29/08/2014, 07h10 - ATUALIZADO EM 29/08/2014, 07h10
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00