Wilson Matos apresenta projeto que amplia ensino em tempo integral — Rádio Senado

Wilson Matos apresenta projeto que amplia ensino em tempo integral

LOC: O SENADOR WILSON MATOS, DO PSDB DO PARANÁ, APRESENTOU PROJETO QUE AMPLIA O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL. 

LOC: O PROJETO DO SENADOR PREVÊ QUE TODAS AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL TENHAM ENSINO INTEGRAL ATÉ 2025. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: Atualmente apenas treze por cento das escolas do país tem educação integral. Para mudar esse quadro o senador Wilson Matos, do PSDB do Paraná, apresentou projeto determinando à implantação de tempo integral no ensino fundamental em todas as escolas públicas do país. O projeto prevê que o processo de tempo integral seria gradativo, com início em 2017 e o cumprimento da meta em 2025. Para Wilson Matos, no modelo de ensino atual, os alunos passam pouco tempo nas escolas, o que ocasiona defasagem de aprendizado, desistências e indisciplina. 

(W.Matos) Pois vinte e três por cento dos alunos que começam o primeiro ano primário não termina o nono ano. Vinte e sete por cento que começa o ensino médio não terminam, e no ensino superior, quarenta por cento dos que entram, desistem. Porque eles não aprenderam aprender, não foram convertidos ao conhecimento pelo modelo de escola parcial que temos, e isso vai criando um grande prejuízo para a nação brasileira. 

(Repórter) Wilson Matos disse que o ensino integral é uma maneira de melhorar a qualidade da Educação no país. Segundo ele, não vão faltar recursos para a implantação do projeto. 

(W.Matos) Acredito na viabilidade desse projeto tendo em vista a previsão de aumento de recursos conforme o PNE que a União deverá destinar dez por cento do PIB a educação nos próximos anos. Teremos também significativos recursos originados dos royalties do petróleo. Não podemos esquecer também que somos a sexta economia do mundo, e que países com economia muito menos expressivas já atingiram está meta. 

(Repórter) A meta do Plano Nacional de Educação é que até 2024, metade das escolas brasileiras deverão oferecer tempo integral.
22/08/2014, 06h37 - ATUALIZADO EM 22/08/2014, 06h37
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00