Gurgacz comemora entrada de produtos agrícolas do Brasil nos países dos Brics — Rádio Senado

Gurgacz comemora entrada de produtos agrícolas do Brasil nos países dos Brics

LOC: O VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA, SENADOR ACIR GURCACZ, DO PDT DE RONDÔNIA, COMEMOROU O RESULTADO DO ENCONTRO DOS BRICS OCORRIDO EM JULHO, NO BRASIL. 

LOC: ELE DESTACOU A CONSOLIDAÇÃO DE ACORDOS COMERCIAIS E A REABERTURA DO MERCADO CHINÊS PARA A CARNE BRASILEIRA ENTRE OS PONTOS POSITIVOS DA REUNIÃO DE CÚPULA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O País sediou em julho a sexta reunião de Cúpula dos Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A agricultura foi um dos destaques do encontro, e na avaliação do senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, o setor foi um dos que apresentou mais resultados positivos para o comércio entre os países. 

(ACIR) Resultados positivos para a agricultura brasileira, com a consolidação de acordos comerciais, ensaiados pelo Ministério da Agricultura, nos últimos anos. O resultado desses acordos é o de que mais produtos agrícolas brasileiros serão autorizados a entrar nesses países após essa reunião no Palácio do Itamaraty. 

(REPÓRTER) Acir, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, falou que a reabertura do mercado chinês à carne bovina do Brasil vai ser de especial importância para seu estado. 

(ACIR) Cerca de 20% da carne bovina, que sai do Brasil para os mercados do mundo inteiro, é do Estado de Rondônia. Portanto, a reabertura do comércio de carne com a China e a ampliação de exportação de carne bovina e suína para a Rússia certamente terão um impacto positivo na economia do Brasil, mas, principalmente, na economia do nosso Estado de Rondônia. 

(REPÓRTER) O senador chamou a atenção também para acordo de cooperação técnica firmado com a Índia e a África do Sul.
22/08/2014, 11h28 - ATUALIZADO EM 22/08/2014, 11h28
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00