Projeto permite que trabalhador reduza horário para refeições e descanso — Rádio Senado

Projeto permite que trabalhador reduza horário para refeições e descanso

LOC: PERMITIR QUE O TRABALHADOR REDUZA SEU HORÁRIO PARA REFEIÇÕES E DESCANSO. ESSE É O OBJETIVO DE UM PROJETO DO SENADOR BLAIRO MAGGI. 

LOC: A PROPOSTA ESTÁ SENDO DISCUTIDA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: O projeto do senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, autoriza o trabalhador a reduzir o horário para repouso ou refeição. A medida será válida se houver um pedido do próprio empregado ou um acordo coletivo de trabalho. Hoje, o limite mínimo de pausa é de uma hora. A Consolidação das Leis do Trabalho só permite essa redução de horário por ato do Ministério do Trabalho. Para Blairo Maggi, o maior beneficiado será o trabalhador. 

(Blairo) A grande vantagem desse assunto é que o trabalhador ele vai poder sair mais cedo do trabalho, porque cumpre a carga horária dele mais cedo. Então, por exemplo, se ele tiver só meia hora de almoço por opção dele, ele sai meia hora antes. Sairia às 17h30, vai sair às 17h. 

(Repórter) Mas não só o trabalhador terá vantagens, como completa o senador. 

(Blairo 2) É claro que para o empregador também terá benefícios, porque você pode reduzir em algum tempo, que seja quinze minutos, dez minutos, ou trinta minutos, os custos de um escritório, os custos de uma planta onde consome muita energia. 

(Repórter) Em jornadas diárias de seis horas, a legislação atual determina que a pausa para alimentação ou descanso deve ser de, no mínimo, quinze minutos. Em jornadas superiores a seis horas por dia, o intervalo obrigatório é de no mínimo uma e no máximo duas horas.
18/08/2014, 05h35 - ATUALIZADO EM 18/08/2014, 05h35
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00