Davim sugere debate sobre implantação de autosserviço em postos — Rádio Senado

Davim sugere debate sobre implantação de autosserviço em postos

LOC: PAULO DAVIM SUGERE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE AUTOSSERVIÇO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS. 

LOC: PARA O SENADOR, O SERVIÇO TRARÁ UM NOVO SEGMENTO NOS POSTOS, ALÉM DA DIMINUIÇÃO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: Uma prática comum em alguns países do mundo é o consumidor abastecer seu próprio veículo nos postos de combustíveis. Mas no Brasil, esse serviço é proibido, pois segundo os sindicalistas do setor, essa prática causaria desemprego. Para debater a possibilidade da implantação do auto atendimento nos postos de combustíveis, o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, solicitou audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais. Já houve uma tentativa de implantação do sistema no Brasil, mas a ideia não agradou aos donos de estabelecimentos e os trabalhadores do setor. No fim das contas, uma lei acabou proibindo o autoatendimento em postos de combustíveis. O senador Davim, defende o autosserviço de forma parcial, mantendo bombas com operador do equipamento. Para ele, isso criaria outras formas de absorção de mão de obra. 

(Paulo Davim) O mundo inteiro avançando com os autosserviços, e o Brasil vai ficar congelado por uma questão de retórica. Hoje em dia tudo é autosserviço. Eu acho até que cria outras frentes de absolvição de mão de obra. Na hora que se colocar as máquinas de autosserviço, evidentemente vai ter que contratar também empresas que façam a manutenção destas máquinas, ou seja, vai gerar emprego, vai ser substituição de parte da mão de obra. 

(Repórter) O líder do PV no Senado, ressalta que o país não deve ficar refém do setor de combustíveis em detrimento da maioria da população. Para Davim, o auto atendimento criará uma rede de postos diferenciada e a diminuição no preço dos combustíveis. 

(Paulo Davim) Isso vai reverter para o bolso do consumidor. Na hora em que a gente mexe na legislação de revenda de combustíveis no Brasil. Que permite as distribuidoras operarem, que permite o autosserviço, evidentemente que isso terá que ser revertido no valor dos combustíveis, além de que isso coloca na vanguarda do comércio dessa área no mundo inteiro. 

(Repórter) Para a audiência pública, o senador sugeriu que sejam convidados representantes da Agência Nacional do Petróleo, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, do Ministério da Fazenda, e de sindicatos que representam os trabalhadores, distribuidoras e postos.
13/08/2014, 07h12 - ATUALIZADO EM 13/08/2014, 07h12
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00