Aníbal pede que estados e municípios apresentem planos de educação — Rádio Senado

Aníbal pede que estados e municípios apresentem planos de educação

LOC: O SENADOR ANIBAL DINIZ, DO PT DO ACRE, FEZ UM APELO AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA QUE APRESENTEM SEUS PLANOS DE EDUCAÇÃO, CONFORME PREVISTO NO PLANO NACIONAL DO SETOR. 

LOC: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESTABELECE VINTE METAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS PELO GOVERNO EM NO MÁXIMO DEZ ANOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC: O senador Anibal Diniz, do PT do Acre, fez um apelo as secretarias estaduais e municipais de educação de todo o Brasil para que elaborem, com rapidez, os projetos para o cumprimento do Plano Nacional de Educação, PNE. A lei que aprovou o PNE foi sancionada em junho pela Presidência da República. Pelo plano os estados, municípios e o Distrito Federal precisam apresentar o planejamento da educação, para os próximos dez anos, até 25 de junho de 2015. Para Anibal o plano é um avanço importante no desenvolvimento da educação no país. 

(Anibal) Agora damos mais um passo adiante. Os planos estaduais e municipais serão alinhados e articulados, ou seja, além de se adequarem as metas e estratégias do plano nacional terão que indicar ações para o cumprimento de cada uma delas.

(Repórter) O PNE estabelece vinte metas que devem ser cumpridas em uma década. Entre elas o aumento do investimento do Governo Federal no setor. Atualmente 5,3% do Produto Interno Bruto, PIB, é repassado para a educação e deve chegar a 10% até 2024. Anibal Diniz disse que o PNE pode reduzir as desigualdades educacionais no Brasil. 

(Anibal) O Plano nacional de educação é abrangente ao expressar a visão sistêmica da educação ao prever que o país possa trabalhar a melhoria da educação da creche até a pós-graduação além de ter o compromisso com a redução das desigualdades educacionais. 

(Repórter) O Ministério da Educação criou um portal na internet que disponibiliza informações para orientar as secretarias estaduais e municipais de educação no cumprimento das metas do PNE.
08/08/2014, 05h28 - ATUALIZADO EM 08/08/2014, 05h28
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00