Senadores comemoraram resultado do esforço concentrado — Rádio Senado

Senadores comemoraram resultado do esforço concentrado

LOC: OS SENADORES COMEMORARAM O RESULTADO DO ESFORÇO CONCENTRADO DE AGOSTO.  

LOC: ENTRE OS DESTAQUES ESTÃO A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS PESCADORES E O AUMENTO DE SALÁRIO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Em dois dias de votações, o Plenário do Senado aprovou dezesseis itens. A primeira Proposta de Emenda à Constituição prevê votação em até 45 dias de acordos e tratados internacionais assinados pelo governo brasileiro. A segunda aumenta de 23,5 para 24,5% os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o que significará mais R$ 4 bilhões para as prefeituras nos próximos dois anos. Os senadores também aprovaram por unanimidade a redução de 30 para 25 anos do tempo de contribuição para os pescadores e trabalhadores de atividades afins e que contabiliza o período do defeso, quando a pesca é proibida, no tempo da aposentadoria. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, ressaltou a relevância para o cidadão dos projetos aprovados. 

(Renan) O Senado fez um esforço grande e construiu convergências para que pudéssemos avançar nesta pauta, que é realmente uma pauta que interessa o País. Aposentadoria para os pescadores e a ampliação dos índices do Fundo de Participação dos Municípios. Há uma exigência nacional com relação a isso, principalmente para os municípios que não têm receita própria. 

REP: O Plenário ainda aprovou as novas regras para a criação de municípios e o reajuste do salário dos agentes comunitários de saúde. Os senadores também votaram o projeto que permite desconto para o consumidor que fizer o pagamento à vista. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, considerou produtivo o esforço concentrado. 

(Agripino) Foram aprovadas matérias importantes, a começar pelo mais meio por cento do Fundo de Participação, a lei que promove a fusão de municípios, várias autoridades que estavam represadas. Essa lei dos cartões de crédito, na minha opinião, precisa ser revista porque está mal explicada, mas foi uma matéria discutida e aprovada. Foram muitas as matérias que se apreciou, debateu, discutiu e votou no esforço concentrado que produziu resultados. 

REP: O próximo esforço concentrado do Plenário do Senado deve ocorrer no início de setembro.
07/08/2014, 11h47 - ATUALIZADO EM 07/08/2014, 11h47
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00