Congresso recebe presidente chinês nesta quarta-feira — Rádio Senado

Congresso recebe presidente chinês nesta quarta-feira

LOC: O CONGRESSO RECEBERÁ O PRESIDENTE CHINÊS, XI JINPING, EM SESSÃO SOLENE NESTA QUARTA-FEIRA, QUE MARCARÁ OS 40 ANOS DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE BRASIL E CHINA.  

LOC: ANTES, E PARA CELEBRAR A VISITA, O CONGRESSO DEVE APROVAR UM TRATADO QUE ACELERA OS PROCESSOS DE EXTRADIÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES. A REPORTAGEM É DE NARA FERREIRA:  

TÉC: O tratado firmado entre Brasil e China, em 2004, deve ser incluído como pauta-extra no plenário do Senado a tempo de ser aprovado para a visita do líder chinês a Brasília. O acordo permite que os pedidos de prisão preventiva para extradição sejam encaminhados pela Interpol e transmitidos por via diplomática, a fim de acelerar o processo. Mas o Brasil poderá negar a extradição, caso a punição na China seja a pena de morte. É que o tratado proíbe a medida se a pena a ser imposta contrariar os princípios do direito do país a dar a extradição. O líder chinês, Xi Jingping, está no Brasil para a sexta cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O tema do encontro é "crescimento inclusivo: soluções sustentáveis". Os países do bloco pretendem anunciar um fundo de contingência e a criação do Banco do Brics, para investimentos em infraestrutura. A China é o principal parceiro comercial do Brasil. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, vice-presidente do Parlamento do Mercosul, lembrou reunião dos representantes do Brics, no Rio de Janeiro, em maio, na qual foi enfatizada a necessidade de regulação da economia; criação de bancos públicos para a promoção do desenvolvimento; fortalecimento de empresas estatais estratégicas; controle de capitais para impedir a especulação; e integração. 

(REQUIÃO) Mercosul, Unasul, Brics: esta é a nossa praia, esta é a nossa turma. E não como defendem os brasileiros vocacionados ao colonialismo e à sabujice: tratados bilaterais com os Estados Unidos ou União Europeia, ressuscitando o espírito da falecida Alca. 

(REPÓRTER) Para marcar o aniversário das relações bilaterais, será aberta também na quarta-feira a exposição fotográfica “40 Anos de Amizade Brasil–China”, no Salão Verde da Câmara dos Deputados.
14/07/2014, 12h51 - ATUALIZADO EM 14/07/2014, 12h51
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00