Alvaro Dias quer CPI para evitar corrupção nas Olimpíadas — Rádio Senado

Alvaro Dias quer CPI para evitar corrupção nas Olimpíadas

LOC: SENADOR ALVARO DIAS DEFENDE A INSTALAÇÃO DA CPI DA COPA NO ANO QUE VEM PARA EVITAR CORRUPÇÃO NOS PREPARATIVOS DAS OLIMPÍADAS. 

LOC: AO ALEGAR QUE PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO TEM CONOTAÇÃO ELEITORAL, GOVERNISTA DEFENDE DISCUSSÃO SOBRE MUDANÇAS NA ESTRUTURA DO FUTEBOL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Ao citar gastos de R$ 30 bilhões, o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, avalia como necessária a instalação da CPI da Copa. Segundo ele, esse valor corresponde aos investimentos feitos nos últimos três mundiais ocorridos no Japão, Alemanha e África do Sul. Álvaro Dias argumentou que falta transparência com as despesas bancadas pelo governo para a realização da Copa no Brasil. Para rebater críticas de que o pedido de CPI seja eleitoreiro, o senador defendeu que o Congresso Nacional instale a comissão somente no ano que vem até para evitar novos desperdícios com as Olimpíadas de 2016. 

(A.Dias) Houve superfaturamento, houve desvios, houve desperdício e corrupção e não podemos ser cúmplices disso. Se advogaria neste momento a instalação de uma CPI para investigar, no entanto, estamos no processo eleitoral e não é o momento adequado. Mas certamente, no início de um novo período legislativo, esse assunto poderá ser rediscutido até como antídoto porque teremos as Olimpíadas de 2016.

REP: O primeiro vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana, do PT do Acre, é contrário à CPI da Copa ao defender que o Congresso Nacional se dedique à discussão sobre mudanças na estrutura do futebol. 

(Jorge) Eu sou contra nesta hora ficar querendo discutir CPI até porque esse instrumento está tão desmoralizado dentro Congresso pelos próprios congressistas que tentam fazer deste instrumento um instrumento de campanha eleitoral. Acho que o que devemos debater depois da Copa não é se faz CPI ou não, é discutir com tranquilidade que política, que mudança estrutural podemos fazer no nosso futebol.

REP: Em 2000, o Senado instalou a CPI do Futebol, que resultou na aprovação do Estatuto do Torcedor e revelou crimes financeiros praticados por dirigentes de clubes esportivos.
10/07/2014, 12h30 - ATUALIZADO EM 10/07/2014, 12h30
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00