Restaurantes poderão ser obrigados a divulgar informações nutricionais — Rádio Senado

Restaurantes poderão ser obrigados a divulgar informações nutricionais

LOC: OS RESTAURANTES E LANCHONETES PODEM SER OBRIGADOS A DIVULGAR INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DOS ALIMENTOS SERVIDOS AOS SEUS CLIENTES.  

LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO ESTÁ NA PAUTA DE VOTAÇÕES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O projeto do senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, estabelece que os restaurantes e lanchonetes devem informar no cardápio as informações nutricionais dos pratos servidos no estabelecimento. A proposta já foi aprovada na Comissão Defesa do Consumidor e durante o debate, os senadores argumentaram que muitos brasileiros trabalham longe de casa e são obrigados a comer na rua. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, explicou que o objetivo é ajudar os clientes a se alimentar de maneira mais saudável e evitar doenças associadas à obesidade, como a hipertensão e diabetes. 

(Aloysio Nunes) Ela busca fornecer à população informações nutricionais básicas sobre os alimentos e bebidas que lhe são consumidos em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares, para que o consumidor assim possa optar por uma alimentação equilibrada, diminuindo-se, assim, a ocorrência de enfermidades associadas a dietas desbalanceadas. 

(REPÓRTER) Uma sugestão apresentada pelo senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, determina que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve oferecer tabelas nutricionais e de composição de alimentos aos pequenos estabelecimentos, como lanchonetes e quiosques, para que eles possam cumprir a nova determinação. Quem desrespeitar a regra está sujeito a penas previstas na legislação sanitária, como multas, apreensão de produtos e interdição do funcionamento. A matéria deve ser analisada pela Comissão de Assuntos Sociais antes de ser encaminhada para a Câmara dos Deputados.
02/07/2014, 02h12 - ATUALIZADO EM 02/07/2014, 02h12
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00