Diretora da ANP destaca rigor na fiscalização do setor — Rádio Senado

Diretora da ANP destaca rigor na fiscalização do setor

LOC: EM DEPOIMENTO À CPI DA PETROBRAS DO SENADO, DIRETORA DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO DESTACA RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DO SETOR.  

LOC: O RELATOR ATENDERÁ A PEDIDO DA EXECUTIVA PARA APRESENTAR UM PROJETO QUE AUMENTE AS MULTAS PARA EMPRESAS PETROLÍFERAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A diretora da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, destacou que o Brasil faz parte do Fórum Internacional de Reguladores de Segurança, o que coloca o País num patamar de excelência em termos de fiscalização da exploração de petróleo. Segundo ela, o Brasil registrou o menor índice de acidentes em alto-mar. Magda Chambriard ressaltou que a ANP é conhecida pelo rigor na inspeção do funcionamento de plataformas marítimas. 

(Magda Chambriard) É exatamente porque participamos desse fórum e acompanhamos a indústria de forma global é que temos a certeza que o que estamos praticando é o que há de mais moderno no mundo. Muito frequentemente, temos sido considerados rigorosos demais. 

(Repórter) Ainda no depoimento à CPI da Petrobras do Senado, a diretora da ANP disse que, entre 2010 e 2014, foram feitas 265 auditorias que resultaram em 23 interdições e na aplicação de multas que somam R$ 180 milhões. Ela citou o vazamento de óleo provocado pela petroleira Chevron, ocorrido na Bacia de Campos, que foi punida com 25 autuações que somaram R$ 35 milhões, apesar dos danos ambientais. O relator, senador José Pimentel, do PT do Ceará, antecipou que a CPI vai apresentar um projeto de lei aumentando o valor das multas. 

(José Pimentel) Nesse setor, são empresas de grande porte e o valor das multas terminou ficando em descompasso. Como um dos objetivos dessa CPI é também atualizar o marco legal, estamos tendo clareza da necessidade de alterar a legislação que trata das multas e da fiscalização. 

(Repórter) Ainda no depoimento, a diretora da ANP disse que as denúncias de falta de segurança nas plataformas feitas pelos sindicatos dos trabalhadores são todas investigadas. Ela afirmou também que a Petrobras segue à risca todas as recomendações de segurança operacional da ANP. 
02/07/2014, 01h59 - ATUALIZADO EM 02/07/2014, 01h59
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00