Recém-nascidos terão de passar por mais exames ainda na maternidade — Rádio Senado

Recém-nascidos terão de passar por mais exames ainda na maternidade

LOC: A PARTIR DE AGORA, AS CRIANÇAS NASCIDAS NO BRASIL VÃO TER DE PASSAR POR MAIS UM EXAME OBRIGATÓRIO AINDA NA MATERNIDADE - O TESTE DA LINGUINHA. 

LOC: É O QUE DETERMINA A NOVA LEI APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL E SANCIONADA PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Pela nova lei, o teste da lingüinha passa a ser obrigatório nas maternidades de todo o país. A avaliação feita logo após o nascimento é simples e indolor e identifica se o bebê tem a língua presa, o que pode trazer dificuldades de fala, na sucção e na mastigação. O problema na sucção pode provocar o desmame precoce e a perda de peso e comprometer o desenvolvimento do bebê em seus primeiros anos de vida. Já o distúrbio da pronúncia pode interferir nas atividades escolares, sociais e familiares da criança. Com o diagnóstico precoce, é possível fazer ainda na maternidade uma cirurgia rápida e com anestesia local. Em casos de menor gravidade, a operação pode ser substituída por acompanhamento feito por pediatra, fonoaudiólogo, odontólogo e nutricionista. Durante o debate no Senado, Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que é médico, elogiou a iniciativa e disse que procedimentos simples, como o teste do pezinho, podem evitar problemas maiores no futuro 

(Moka) Você tem um protocolo, você tem uma avaliação, se for uma coisa maior, mais intensa, que tiver uma ligação maior, você pode pedir uma avaliação, então eu acho que é muito bom.

(Rep) O chamado teste da linguinha foi criado pela fonoaudióloga Roberta Lopes Castro Martinelli. Pela Lei, os serviços de saúde têm um prazo de seis meses para adotar o procedimento.
25/06/2014, 12h57 - ATUALIZADO EM 25/06/2014, 12h57
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00