Importação de placas de energia solar deve ganhar isenção fiscal — Rádio Senado

Importação de placas de energia solar deve ganhar isenção fiscal

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU PROJETO DE LEI QUE ISENTA DO IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO OS EQUIPAMENTOS E COMPONENTES DE GERAÇÃO ELÉTRICA DE FONTE SOLAR.

LOC: A PROPOSTA AINDA PASSARÁ POR VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS ANTES DE SEGUIR PARA A ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: O autor da proposta, senador Ataídes Oliveira, do Partido Republicano da Ordem Social, de Tocantins, afirma que as tecnologias de utilização de energia fotovoltaica ainda são pouco conhecidas e de raro uso. E o governo deve oferecer incentivos para esse tipo de energia, ilimitada e limpa. Por isso ele apresentou projeto de lei que isenta do imposto de importação os equipamentos e componentes de geração elétrica de fonte solar. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, defendeu a medida na Comissão de Infraestrutura.

(INÁCIO): Nós temos um potencial extraordinário, hoje, basicamente, esses produtos estão sendo produzidos fora do Brasil, infelizmente, por conta da escala gigantesca de produção, especialmente China e Coreia. Os EUA já pararam de produzir também. E nós temos a necessidade de ampliação de nosso parque de geração de energia.

(REPÓRTER): A isenção de imposto de importação para equipamentos e componentes de geração de energia a partir do sol seguiu para votação na Comissão de Assuntos Econômicos. Se aprovada, vai para a análise da Câmara dos Deputados.
24/06/2014, 11h26 - ATUALIZADO EM 24/06/2014, 11h26
Duração de áudio: 01:10
Ao vivo
00:0000:00