Lei sancionada em maio facilita entrada de turistas no Brasil — Rádio Senado

Lei sancionada em maio facilita entrada de turistas no Brasil

LOC: A PREVISÃO INICIAL ERA DE 600 MIL ESTRANGEIROS NO BRASIL PARA A COPA DO MUNDO. AINDA NÃO HÁ DADOS OFICIAIS, MAS JÁ SE PERCEBE QUE O NÚMERO DE TURISTAS DE OUTROS PAÍSES SUPERA AS EXPECTATIVAS. ELES LOTAM AS CIDADES BRASILEIRAS PARA A OS JOGOS DO MUNDIAL.  

LOC: A VOCAÇÃO DO BRASIL PARA O TURISMO MOTIVOU A APROVAÇÃO PELO CONGRESSO NACIONAL E A SANÇÃO, EM MAIO, DA NOVA LEI QUE FACILITOU A CONCESSÃO DE VISTOS PARA QUEM QUISER VISITAR O PAÍS. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: Foi sancionada no dia sete de maio a nova lei que permite a solicitação e a emissão de visto de turista para estrangeiros pela internet. O projeto, do deputado Carlos Eduardo Cadoca, do PCdoB de Pernambuco, alterou o Estatuto do Estrangeiro com o objetivo de reduzir a burocracia e as dificuldades enfrentadas por quem visita o Brasil. A proposição também pôs fim à exigência de visto de turista e para estrangeiros em viagens de negócios, ou de artistas ou desportistas, desde que o país de origem ofereça o mesmo tratamento aos brasileiros. No plenário do Senado, o projeto foi aprovado em abril, e elogiado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros. Ele destacou na ocasião que especialmente com a Copa e as Olimpíadas, qualquer iniciativa que facilite a vinda de turistas é oportuna. O relator, senador Jorge Viana, do PT do Acre, lembrou que o número de turistas no Brasil ainda é pequeno comparado a outros destinos turísticos. 

(VIANA) Melhorar a relação do Brasil com cidadãos de outros países e especialmente desburocratizar o Brasil no sentido de facilitar a entrada daqueles que querem conhecer a cultura, a história do povo brasileiro. apenas seis por cento das pessoas que viajam o mundo visitam o Brasil, temos um universo enorme, um potencial econômico enorme.

(REPÓRTER) Para a obter o visto por meio eletrônico, o estrangeiro terá de preencher formulário e apresentar pela internet os documentos solicitados; pagar as taxas cobradas e ¬seguir o procedimento previsto nas normas do Manual do Serviço Consular e Jurídico. As solicitações serão processadas pelo Ministério das Relações Exteriores. O Ministério pode ainda simplificar normas, por reciprocidade ou outros motivos, e criar regras para a obtenção de vistos separados do passaporte.A dispensa de vistos será concedida por acordo internacional ou aos visitantes de países que assegurem a reciprocidade de tratamento aos brasileiros.
16/06/2014, 12h46 - ATUALIZADO EM 16/06/2014, 12h46
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00