Senado é a instituição mais transparente da América Latina, diz Renan — Rádio Senado

Senado é a instituição mais transparente da América Latina, diz Renan

LOC: “O SENADO FEDERAL É A INSTITUIÇÃO MAIS TRANSPARENTE DA AMÉRICA LATINA”, AFIRMOU NESTA TARDE EM PLENÁRIO O PRESIDENTE RENAN CALHEIROS. 

LOC: ELE DESTACOU AS MEDIDAS ADOTADAS DURANTE SUA GESTÃO PARA CORTAR GASTOS E GARANTIR A TRANSPARÊNCIA DA CASA LEGISLATIVA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) A Comissão Diretora do Senado decidiu nesta terça-feira extinguir 42 funções comissionadas. Segundo o primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, a iniciativa garantirá uma redução de mais de 500 mil reais de despesa por ano. Em plenário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que uma das prioridades traçadas quando assumiu o comando da Casa, no início de 2013, foi implantar uma nova visão administrativa com austeridade e redução de gastos. 

(Renan Calheiros) Atingimos mais de 90 por cento da meta de economia pretendida para o biênio 2013 2014, que era de 300 milhões de reais. Realizamos fusões, incorporações, extinção de órgão e funções também, e eliminamos desperdícios e privilégios. 

(Repórter) Renan Calheiros lembrou que o compromisso assumido foi aprimorar a transparência. E informou que, das questões encaminhadas ao Senado por cidadãos, pesquisadores, jornalistas, apenas um por cento não foi respondida. 

(Renan Calheiros) Posso afirmar que o Senado é a instituição pública mais transparente da América Latina... o percentual de respostas dadas pelo Senado a diversas fontes é superior a 99% das demandas. 

(Repórter) O presidente do Senado lembrou que há dois anos foi aprovada a Lei de Acesso a Informação, segundo ele, uma importante norma jurídica que passou a regulamentar um dos principais direitos de cidadania: o de receber informações sobre a administração pública.  

(Renan Calheiros) no primeiro ano de vigência da lei o Senado Federal respondeu mais de 30 mil pedidos de informação...respondidos na metade do tempo previsto em lei. um paradigma de transparência e controle social desta casa. 

(Repórter) Renan reiterou o compromisso do Congresso Nacional contra qualquer tentativa de controle da liberdade de expressão. E afirmou que é preciso cultivar o modelo democrático brasileiro, que despreza o pensamento único e respeita o contraditório.
10/06/2014, 07h13 - ATUALIZADO EM 10/06/2014, 07h13
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00