Aprovada proposta que simplifica reconhecimento de diplomas estrangeiros — Rádio Senado

Aprovada proposta que simplifica reconhecimento de diplomas estrangeiros

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVA UM PROCESSO MAIS SIMPLIFICADO PARA O RECONHECIMENTO DOS DIPLOMAS ESTRANGEIROS EM NOSSO PAÍS.  

LOC: O PROJETO PREVÊ A DIVULGAÇÃO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, TODOS OS ANOS, DE UMA LISTA DOS CURSOS SUPERIORES ESTRANGEIROS DE ALTA QUALIDADE. A PROPOSTA JÁ PODERÁ SEGUIR PARA A CÂMARA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) O projeto é de Roberto Requião do PMDB do Paraná, e prevê que os processos de reconhecimento de diplomas de Graduação, Mestrado e Doutorado expedidos por Universidades estrangeiras, cuja excelência seja atestada pelo Ministério da Educação, terão a tramitação simplificada. Caberá assim ao próprio Ministério, todos os anos, divulgar a relação das instituições e cursos de excelência, acompanhada da respectiva orientação visando a tramitação rápida. O relator foi o senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB de São Paulo, que construiu um texto em acordo com o Ministério e as Universidades brasileiras, lembrando que o tema tem ganho grande importância por causa da internacionalização do Ensino superior, uma conseqüência natural da globalização da economia. Também como lembrou Aloysio Nunes, parte dos estudantes brasileiros no exterior hoje são, inclusive, financiados pelo próprio Governo por parte do “Ciência sem Fronteiras”. Além disso uma quantidade crescente de profissionais estrangeiros também procuram se estabelecer em nosso país, preenchendo lacunas em setores onde existe déficit de mão de obra qualificada. O senador Alvaro Dias do PSDB do Paraná elogiou o texto final aprovado pela Comissão. 

(Alvaro Dias) Pra destacar a importância desta proposta do senador Requião, e louvar também o esforço do senador Aloysio, que como sempre estudioso aprofundou o estudo da matéria, e apresenta um substitutivo à altura das expectativas dos educadores, dos especialistas. 

(Repórter) A proposta terá que passar apenas por um turno suplementar na Comissão antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
03/06/2014, 03h24 - ATUALIZADO EM 03/06/2014, 03h24
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00