Renan deve anunciar membros da CPI do Metrô de São Paulo — Rádio Senado

Renan deve anunciar membros da CPI do Metrô de São Paulo

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DEVE ANUNCIAR NESTA TERÇA-FEIRA OS NOMES DA CPI DO METRÔ DE SÃO PAULO.
 
LOC: A OPOSIÇÃO DIZ NÃO TEMER AS INVESTIGAÇÕES AO DEFENDER A INCLUSÃO DOS CONTRATOS DE OUTRAS CIDADES COMANDADAS PELO GOVERNO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, avisou que termina nesta terça-feira o prazo para os líderes partidários indicarem os integrantes da CPI Mista da Alstom, destinada a investigar contratos dos governos de São Paulo e do Distrito Federal com a empresa francesa de fabricação e de prestação de serviços de metros e trens. Renan Calheiros reiterou que o Congresso Nacional terá três CPIs funcionando ao mesmo tempo.
 
(Renan Calheiros) Estou regimentalmente obrigado a fazer as indicações desta ou de qualquer outra CPI. Da mesma forma que encaminhei o Regimento na CPI do Senado, depois na Comissão Mista, farei também com relação a essa outra Comissão.
 
(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, antecipou que a CPI da Alstom deverá encerrar os trabalhos em no máximo um mês ao lembrar que as denúncias já foram investigadas pelo Ministério Público.

(Humberto Costa) As investigações que foram feitas são bastante profundas e já identificaram vínculos fortes entre funcionários públicos e essas empresas. Existem comprovações de pagamento de propina. Então, o trabalho da CPI será mais econômico do que o que estamos fazendo agora com a CPI da Petrobras. 

(Repórter) O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, declarou que o partido não teme as investigações. Ele defendeu que a CPI inclua os contratos da Alstom com as administrações de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio Janeiro e do Governo Federal.

(Aécio Neves) Totalmente tranqüilo. Acho que todas terão que ser investigadas. O que não pode é CPMI da revanche. Que se investigue se há acusações. Essas denúncias estão aí há tantos anos. Que façam a CPMI. Estamos buscando apurar a Petrobras porque a sociedade está cobrando isso.
 
(Repórter) Depois de publicados os nomes dos deputados e senadores da CPI da Alstom, os integrantes poderão marcar a reunião de instalação dos trabalhos.
02/06/2014, 09h00 - ATUALIZADO EM 02/06/2014, 09h00
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00