Conselho debate interferência no sinal da TV digital na telefonia — Rádio Senado

Conselho debate interferência no sinal da TV digital na telefonia

LOC: AS EMPRESAS DE TELEFONIA ESTÃO PREOCUPADAS COM A POSSIBILIDADE DE OCORREREM INTERFERÊNCIAS NO SINAL DOS CELULARES QUANDO A TV DIGITAL FOR IMPLANTADA EM 2018.
 
LOC: O ASSUNTO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEGUNDA-FEIRA, NO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.

(Repórter) O Conselho de Comunicação Social do Senado debateu com representantes da Anatel, do Sindicato das Empresas de Telefonia e da Sociedade de Engenharia de Televisão, a possibilidade de interferência do sinal das TVs analógica e digital na telefonia móvel. Eduardo Levy, presidente do Sindicato das Empresas de Telefonia, defendeu que sejam feitos mais estudos para evitar as interferências. Ele afirmou que está preocupado com o ritmo da implantação da TV Digital.

(Eduardo Levy) A preocupação é evitar interferências com o setor de telecomunicações e evitar interferências com o setor de radiodifusão. Nós estaremos utilizando para os dois serviços frequências muito próximas uma das outras, então é necessário um cuidado muito grande.
 
(Repórter) O presidente substituto da Anatel, Jarbas Valente, explicou que o projeto de TV Digital está há vários anos em planejamento. Ele explicou que o governo pretende resolver a questão da interferência colocando a telefonia na faixa de 700 Megahertz que hoje é ocupada pela TV aberta em UHF.
 
(Jarbas Valente) É importante ter esse projeto iniciado, porque nós vamos ter pelo menos até 2018. Nós temos um tempo pra que isso seja maturado ao longo do tempo. Se a gente não começar, quando é que nós vamos começar? Então temos de ter um prazo, definir quais são as condições, que valor vamos ter para isso e botar o processo na rua. 

(Repórter) Jarbas Valente deu alguns números da população envolvida com a implantação da TV Digital, caso seja necessário ser distribuída a caixa de conversão do sinal de TV digital e o filtro de sinal para os aparelhos das famílias de baixa renda.

(Jarbas Valente) Se nós formos distribuir para todos que fazem parte do bolsa-família, são da ordem de 14 milhões. E se vamos entregar os filtros pra os outros que fazem parte do cadastro único, dá mais uns 13 milhões. Estamos falando de distribuir da ordem 27 milhões. Só de radiodifusão, nós vamos arredondar para 500 municípios, que envolve 400 radiodifusores e que têm um poder de influência, só entre radiodifusão de 1.096 municípios.
 
(Repórter) A utilização da faixa de 700 megahertz vai possibilitar a adoção de um padrão de telefonia móvel de quarta geração. Com isso, será possível acessar os serviços de banda larga inclusive nas áreas rurais, uma vez que a faixa permite a cobertura de longas distâncias. A faixa de 700 megahertz ainda será licitada pela Anatel.
02/06/2014, 07h54 - ATUALIZADO EM 02/06/2014, 07h54
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00