Motoboys e mototaxistas vão receber adicional de periculosidade — Rádio Senado

Motoboys e mototaxistas vão receber adicional de periculosidade

LOC: MOTOBOYS E MOTOTAXISTAS PASSARÃO A RECEBER ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. 

LOC: OS SENADORES APROVARAM O PROJETO DE LEI DO SENADOR MARCELO CRIVELLA, DO PRB DO RIO DE JANEIRO, QUE CONSIDERA PERIGOSAS AS ATIVIDADES COM USO DE MOTOCICLETA. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES. 

(Repórter) O projeto de lei altera a Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT, para conceder a quem trabalha com motocicleta o pagamento de 30% de adicional de periculosidade sobre o salário. A proposta foi motivada pelo relatório do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que constatou grande número de acidentes envolvendo motocicletas, com lesões sérias ou vítimas fatais, conforme ressalta o relator da matéria, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima. 

(Romero Jucá) “Por exemplo, lá em Roraima, lá em Boa Vista, setenta por cento do trauma de atendimento do Pronto Socorro são acidentados de motocicleta”. Também o autor da proposta, senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, ressaltou o alto índice de acidentes graves envolvendo motociclistas, e considerou importante a medida para beneficiar a categoria. 

(Marcelo Crivella) “É preciso que esses meninos tenham uma remuneração melhor. Para comprar uma bota de couro, um casaco de couro, um capacete melhor, para não andar com a motocicleta com o pneu careca, para poder ter um melhor treinamento, para ter conhecimento de que hoje, no Brasil, a cada 20 minutos, morre um motoboy, um mototáxi, um carteiro. É como se ao final do dia caísse um boing 777, todo dia, no Brasil”. 

(Repórter) A matéria segue para sanção da presidente da República.
28/05/2014, 10h23 - ATUALIZADO EM 28/05/2014, 10h23
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00