Senado homenageia cinquentenário do IICA — Rádio Senado

Senado homenageia cinquentenário do IICA

LOC: O SENADO HOMENAGEOU O CINQUENTENÁRIO DO IICA COM UMA SESSÃO NO PLENÁRIO NESTA SEGUNDA-FEIRA. 

LOC: A INSTITUIÇÃO LIGADA À OEA INCENTIVA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA NAS AMÉRICAS E APOIOU A INSTITUIÇÃO DA EMBRAPA. OS DETALHES COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: O aniversário de 50 anos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no Brasil foi lembrado em uma sessão de homenagem no Senado Federal. A instituição vinculada a OEA, Organização dos Estados Americanos, é responsável por desenvolver projetos para a modernização e desenvolvimento da agricultura e do meio rural nas Américas. O senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal e autor do requerimento para a homenagem lembrou que o IICA foi fundamental na criação da Embrapa, responsável por avanços científicos na agricultura brasileira que tornaram o Brasil um dos maiores exportadores de produtos agrícolas. Cristovam Buarque lembrou que o desafio do instituto agora é fazer com que o avanço tecnológico da agricultura brasileira seja compartilhado.

(Cristovam Buarque) O IICA nos trouxe apoio para criarmos a Embrapa e revolucionarmos a agricultura brasileira. É um desafio do IICA levar o que a Embrapa fez para que outros países possam, também, fazer suas revoluções. Nesse sentido, já são vários os exemplos de Cooperação Sul-Sul, graças ao IICA, entre o Brasil e países amigos, como Haiti, El Salvador e Paraguai.

(Repórter) Durante a solenidade foi feito o lançamento do selo comemorativo pelos Correios. O IICA foi fundado em 1942 e a sua sede internacional fica na Costa Rica. Participaram da homenagem, o embaixador da Costa Rica Victor Monge Chacon, o ministro interino da agricultura José Gerardo Fonteles , representantes diplomáticos dos países da OEA, da FAO, da Embrapa e dos Correios.
26/05/2014, 01h45 - ATUALIZADO EM 26/05/2014, 01h45
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00