CRE debate extensão da plataforma continental para exploração econômica — Rádio Senado

CRE debate extensão da plataforma continental para exploração econômica

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DEBATEU NESTA QUINTA-FEIRA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA MARÍTIMA CONTINENTAL PARA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA E PACÍFICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 

LOC: ANTES DA AUDIÊNCIA, OS SENADORES RECEBERAM PARLAMENTARES DA ARGENTINA, E EXPRESSARAM APOIO À REIVINDICAÇÃO DE SOBERANIA SOBRE AS ILHAS MALVINAS. REPÓRTER NARA FERREIRA:

TÉC: O Subchefe da Divisão do Mar, Antártida e Espaço do Ministério das Relações Exteriores, Marcus Henrique Paranaguá, explicou que o Brasil trabalha para expandir a plataforma marítima além das 200 milhas já garantidas pela Convenção de Direitos do Mar. Segundo ele, se a Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU em Nova Iorque atender à totalidade do pleito brasileiro, o Brasil poderá incorporar mais de 50 por cento do que tem hoje em riquezas no mar. 

(MARCUS) O que isso representa em termos de biodiversidade, recursos minerais e exploração de petróleo, é de uma importância fundamental. Dai o engajamento de todos os Ministérios na Comissão Interministerial para os recursos do mar...incorporar em área mais da metade do que temos hoje é um desafio enorme e uma possibilidade magnífica para o Brasil. 

(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, sugeriu que o governo brasileiro busque um grande pacto marítimo entre os países de língua portuguesa, mas incluindo também os do Atlântico sul, da América à África. Ele quer promover uma audiência pública com autoridades de todos os países envolvidos na proposta. 

(CRISTOVAM) Quero sugerir, considerando a presença do Adriano Moreira, ex-Vice-Primeiro-Ministro de Portugal, em momentos muitos decisivos, sugerir que façamos sobre o Atlântico Sul, o que ele vem trazer como proposta aqui hoje, de um grande Pacto Marítimo entre os países de lingua portuguesa. Acho que valeria fazer um do Atlântico Sul, no lado de cá, ou acrescentando a África também. 

(REPÓRTER) A Comissão também recebeu parlamentares argentinos que pediram o apoio do Congresso brasileiro à reivindicação da Argentina de soberania sobre as Ilhas Malvinas, palco da guerra vencida pelos ingleses no início dos anos 80. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, informou que está prevista uma reunião do Parlamento do Mercosul em Buenos Aires sobre a situação das Ilhas Malvinas.
22/05/2014, 02h01 - ATUALIZADO EM 22/05/2014, 02h01
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00