Líderes fecham acordo para nova sistemática de apreciação de vetos — Rádio Senado

Líderes fecham acordo para nova sistemática de apreciação de vetos

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS FECHAM ACORDO PARA NOVA SISTEMÁTICA DE APRECIAÇÃO DE VETOS.  

LOC: NA TERÇA-FEIRA, ESTÁ MARCADA UMA SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL PARA ANALISAR QUATORZE DELES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Desde fevereiro, o Congresso Nacional adia a apreciação de vetos por falta de acordo em relação ao da lei que trata da criação de novos municípios, que é o primeiro da lista de 14. A maioria dos deputados e senadores estava disposta a derrubar esse veto. Mas para mantê-lo o governo aceitou um projeto já aprovado pelo Senado com regras mais rígidas para a criação de novas cidades. Para evitar um acúmulo de vetos, já que as sessões do Congresso Nacional ocorrem uma vez por mês, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, fechou um acordo com os líderes partidários para que os vetos consensuais sejam apreciados de uma única vez numa cédula de papel e não no painel eletrônico. Segundo ele, com uma antecedência de dez dias da sessão, será publicada a lista de vetos. Faltando três dias, os deputados e os senadores poderão indicar aqueles que devem ser analisados individualmente com votação no painel. 

(Renan Calheiros) Você tem que mudar a sistemática para permitir que as sessões do Congresso Nacional avancem com relação à apreciação de cada veto. Se não, os vetos se acumulam na prática. 

(Repórter) O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, acredita que essa nova sistemática garantirá a apreciação imediata de vetos. 

(Eunício Oliveira) A estratégia é para que a gente não fique aqui novamente acumulando vetos como acumulamos aqui por 10 ou 15 anos. É para que a gente aprecie todos os vetos. 

(Repórter) O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, argumentou que a sistemática atual de ter que apreciar os vetos individualmente e segundo a ordem cronológica impede sua deliberação. 

(José Agripino) Não é nada mais do que isso, um acordo de procedimento para você votar sim ou não a derrubada dos vetos, mas votar. 

(Repórter) Entre os vetos estão o que trata da criação de novos municípios, o que proibiria propaganda política em imóveis particulares e o que exigia faixa de pedestre próxima a escolas. 
21/05/2014, 08h06 - ATUALIZADO EM 21/05/2014, 08h06
Duração de áudio: 02:00
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00