Aposentados poderão ter direito à desaposentadoria — Rádio Senado

Aposentados poderão ter direito à desaposentadoria

LOC: APOSENTADOS E PENSIONISTAS PODERÃO TER DIREITO À DESAPOSENTADORIA. É O QUE PREVÊ UM PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM. 

LOC: O OBJETIVO É PROPOR UMA NOVA BASE DE CÁLCULO E, ASSIM, AUMENTAR O VALOR DO BENEFÍCIO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O projeto do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, possibilita ao trabalhador aposentado ou pensionista o direito à desaposentadoria. A medida vale para aposentadoria especial, por tempo de contribuição e por idade, e garante ao beneficiário a contagem do tempo de contribuição que serviu de base para o cálculo do auxílio original. O objetivo da proposta é elevar o valor do benefício quando o contribuinte solicitar uma segunda aposentadoria, como explica Paulo Paim. 

(Paulo Paim) O quê que eu quero: eu voltei a trabalhar, contribuí por mais quatro ou cinco anos. Eu posso pedir uma revisão de cálculo do meu benefício usando as novas contribuições, baseado nas oitenta maiores contribuições de 94 pra cá. Então aquelas vão servir pra base de cálculo. Se trabalha pra esse cálculo final com idade, tempo de contribuição e expectativa de vida. Com isso, vai alavancar a aposentadoria daquele que voltou a trabalhar. 

(Repórter) O senador afirmou ainda que o projeto vai atender aqueles que tiveram uma grande redução de renda com a aposentadoria, e por isso, não tem como se manter somente com o benefício. 

(Paulo Paim) A maioria dos aposentados brasileiros hoje, principalmente do Regime Geral da Previdência, eles não tem como se manter, porque eles ganhavam, digamos, dois mil, pega o fator e baixa pra mil. Tem que voltar a trabalhar. 

(Repórter) A proposta determina ainda que, quando for solicitada uma nova aposentadoria, o contribuinte não precisará devolver os valores recebidos no benefício anterior. O texto está sendo analisado pela Comissão de Assuntos Sociais, e, quando aprovado, segue para o Plenário do Senado.
19/05/2014, 05h41 - ATUALIZADO EM 19/05/2014, 05h41
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00