Comissão debate uso da frequência de 700 MHz para transmitir serviços 4G — Rádio Senado

Comissão debate uso da frequência de 700 MHz para transmitir serviços 4G

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FEZ HOJE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O USO DA FREQUÊNCIA DE 700 MEGAHERTZ PARA TRANSMITIR SERVIÇOS DE INTERNET 4G.

LOC: ESSA FREQUÊNCIA É UTILIZADA PELAS TVS ABERTAS, QUE TEMEM INTERFERÊNCIAS. JÁ AS EMPRESAS DE TELEFONIA DIZEM QUE A NOVA FAIXA É FUNDAMENTAL PARA A EXPANSÃO DA BANDA LARGA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(Repórter) O governo quer colocar à venda, em agosto, a frequência de setecentos megaherts para empresas de telefonia móvel. O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, explicou que essa faixa hoje é ocupada pela TV aberta, mas que ficará disponível quando houver a mudança para o padrão digital.
 
(Anibal Diniz) A faixa de 700 mhz é atualmente ocupada pela tv aberta que por uma definição política e tecnológica aliada a necessidade de ampliação dos serviços de telefonia móvel de quarta geração, migrará para o formato da TV digital em outra faixa, restando essa faixa dos 700 mhz licitada para empresas de telefonia móvel. 

(Repórter) O sinal analógico das tvs será desligado gradualmente, o que permitirá em algumas cidades o uso da frequência de 700 mega-hertz para a telefonia. E em 2019 restará apenas o padrão digital. Mas Daniel Slaviero, Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, lembrou que a TV aberta atinge a quase totalidade das casas brasileiras. Slaviero disse que é preciso cuidado para não deixar a população sem as informações e entretenimento da TV aberta por problemas técnicos.

(Daniel Slavieiro) Pesquisa Ibope diz que 25% da população na grande são paulo só recebe na antena interna. e em casos de estados mais distantes, no pernambuco, em caruaru, 74% da população recebem só por antenas internas. e as soluções contempladas não abrangem antenas internas.

(Repórter) O conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, afirmou, entretanto, que ninguém sairá perdendo com a liberação da faixa de 700 mega-hertz para a banda larga móvel.

(Jarbas Vasconcelos) A entidade que a gente vai contratar junto com as empresas radiodifusoras envolvidas e quem ganhar o edital de licitação, vamos fazer antes só com a segurança disso, com medidas e com cálculo que vamos liberar a mudança do analógico pro digital. 

(Repórter) O diretor-executivo do Sindicato nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, Eduardo Levy, defendeu que a frequência de 700 mega-hertz deve priorizar a expansão e qualidade. As interferências devem ser devidamente mapeadas porque as soluções não virão de um laboratório dada à complexidade do Brasil. Liliana Nakonechnyj (nakonékni), do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, pediu o adiamento do leilão até que as incertezas sejam esclarecidas. Já o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Aloyzio Byrro, disse que as interferências existem mas podem ser superadas, e que o crescimento da banda larga pode ser considerado um instrumento de sobrevivência das classes mais pobres.
15/05/2014, 01h52 - ATUALIZADO EM 15/05/2014, 01h52
Duração de áudio: 02:52
Ao vivo
00:0000:00