Comissão debate soluções para problemas decorrentes de variações climáticas — Rádio Senado

Comissão debate soluções para problemas decorrentes de variações climáticas

LOC: A COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS REUNIU ESPECIALISTAS E PARLAMENTARES PARA DEBATER MEDIDAS PARA DIMINUIR A VULNERABILIDADE BRASILEIRA DIANTE DAS VARIAÇÕES NO CLIMA. 

LOC: TAMBÉM FORAM DISCUTIDAS FORMAS PARA A ADAPTAÇÃO DO PAÍS AS ENCHENTES E SECAS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) As medidas para diminuir os efeitos das secas, enchentes e as formas de adaptação do Brasil às mudanças climáticas foram debatidas nesta terça-feira por parlamentares e especialistas na Comissão Mista Permanente sobre mudanças climáticas. Nos últimos anos os brasileiros vêm enfrentando fortes secas e enchentes em diversas regiões, além de desabastecimento de água potável. Para Carlos Nobre, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação é preciso repensar as estratégias diante das rápidas mudanças climáticas. 

(Carlos Nobre) Quando nós olhamos a manifestação dos extremos climáticos, principalmente aquelas decorrentes das mudanças climáticas do aquecimento global, eles já estão se manifestando. Se as mudanças climáticas estão acontecendo mais rapidamente, nós temos que mudar nossa estratégia de adaptação. 

(Reórter.) Os grandes centros urbanos também sofrem com as variações climáticas. O subsecretário de assuntos estratégicos da Presidência da República, Sergio Margullis disse é preciso repensar os sistemas de águas fluviais das cidades. 

(Sergio Margullis) “A drenagem de águas fluviais no Brasil não está preparada para essa nova grande vazão. Então você vai ter que adaptar tudo isso. E a gente não consegue mal manter hoje essa drenagem urbana, como vocês veem as enchentes frequentes, muito menos ainda quando esse fenômeno ficar mais intenso e mais frequente com certeza”. 

(Repórter) Para o deputado Alfredo Syrkis, do PSB do Rio de Janeiro, o Brasil está cumprindo a meta de redução de gases poluentes. 

(Alfredo Syrkis) “O Brasil está na trajetória de cumprir os compromissos que assumiu, na época de Copenhagen, que era aquela redução de 39 e 36 por cento em relação à curva business as usual”. 

(Repórter) Os recursos para programas que visam a elaboração de projetos para a diminuição de impactos climáticos estão previstos no Plano Plurianual de 2012-2015.
13/05/2014, 06h46 - ATUALIZADO EM 13/05/2014, 06h46
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00