Pesquisa revela avaliação sobre atuação dos parlamentares no Congresso — Rádio Senado

Pesquisa revela avaliação sobre atuação dos parlamentares no Congresso

LOC: PESQUISA DO DATAFOLHA MOSTRA QUE APENAS 14 POR CENTO DA POPULAÇÃO AVALIA COMO ÓTIMA OU BOA A ATUAÇÃO DE PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL. OS DADOS MOSTRAM AINDA QUE AVALIAÇÃO NEGATIVA DO CONGRESSO CAIU DE 42% PARA 34% DESDE AGOSTO DO ANO PASSADO.

LOC: PARA SENADORES O DESCONTETAMENTO É COM A ATUAÇÃO DOS POLÍTICOS DE FORMA GERAL. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.
 
(Repórter) Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira, apontou que 34 por cento da população avalia como ruim ou péssima a atuação de parlamentares no Congresso Nacional. O número caiu em relação à pesquisa realizada em 2013, quando o número chegou a 42 por cento. Os dados mostram ainda que 43 por cento julga como regular a atividade dos parlamentares. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal a pesquisa não revela nenhuma surpresa.
 
(Cristovam Buarque) Eu sinceramente imaginava que sairia pior ainda do que isso. Mas não é só o Congresso, são todos os políticos. Nós estamos divorciados do que a opinião pública está querendo, nós não estamos sintonizados com a opinião pública, com a população, com o povo... e povo dá o troco mostrando que não confia no Congresso.
 
(Repórter) O índice de reprovação é maior entre as pessoas com ensino superior. O resultado chega a 45 por cento. A avaliação do Congresso é positiva para 14 por cento dos entrevistados. Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo a reforma política pode reverter essa situação.

(Ana Rita) A primeira coisa que o Congresso deveria ter feito e está com uma dívida com a população brasileira é a reforma política. Se não fizer a reforma política nós não poderemos mudar esse quadro. Pra mim esse é o ponto principal. Ele é essencial.” (Rep.) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá disse que o problema está no financiamento das campanhas.
 
(Randolfe Rodrigues) A mais importante reforma política é acabar com o financiamento privado de campanha. O financiamento privado de campanha é a mãe de toda corrupção.
 
(Repórter) A pesquisa do Datafolha ouviu 2.844 pessoas nos dias 7 e oito de maio em 174 municípios.
09/05/2014, 06h15 - ATUALIZADO EM 09/05/2014, 06h15
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00