Renan marca para quarta-feira instalação da CPI da Petrobras — Rádio Senado

Renan marca para quarta-feira instalação da CPI da Petrobras

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL MARCOU PARA ESTA QUARTA-FEIRA A INSTALAÇÃO DA CPI MISTA DA PETROBRAS. 

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DECIDIRÃO SE A CPI SERÁ EXCLUSIVA DO SENADO OU SE CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE DEPUTADOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, convocou para esta quarta-feira uma sessão extraordinária do Congresso Nacional para a instalação da CPI Mista da Petrobras. Mas manteve para esta terça-feira, o prazo para que os líderes partidários apresentem os nomes dos integrantes da CPI da Petrobras exclusiva do Senado. De acordo com o segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, caberá aos líderes decidirem se a CPI destinada a investigar denúncias de irregularidades na Petrobras será uma atribuição exclusiva dos senadores ou se contará com a participação dos deputados. 

(Renan) Se vai funcionar uma ou duas CPIs sobre o mesmo tema, caberá aos membros, aos presidentes da Comissão e aos líderes definirem que procedimento será determinado. Não cabe ao presidente Renan decidir uma ou outra. Se as duas preenchem os requisitos, as duas em tese vão funcionar. 

REPÓRTER: Já o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, reafirmou que a prioridade da oposição é a instalação da CPI Mista da Petrobras. Segundo ele, os oposicionistas não deverão indicar os nomes da CPI do Senado para garantir os trabalhos da comissão mista. Ele admitiu a existência de manobras por parte da base aliada para não levar adiante a CPI com a participação dos deputados. 

(A.Dias) Isso revela que o governo não quer CPI mesmo, não quer a revelação dos fatos. Mas se a CPI Mista for instalada não há razão para instalar a outra. A posição do PSDB é de defesa da CPI Mista. 

REPÓRTER: Mas a bancada do PT já avisou que vai insistir na CPI exclusiva do Senado, como reafirma o líder do partido, senador Humberto Costa, de Pernambuco. 

(Humberto) Acho que seria um equívoco termos duas CPIs ou termos uma CPI Mista. Se queremos fazer uma investigação serena com todo o cuidado necessário para não transformá-la numa disputa político-eleitoral, o ideal é que possamos fazê-la no Senado até porque foi aqui que essa discussão se iniciou. 

REPÓRTER: Independentemente da CPI que prevaleça, PMDB e PT ficarão com os cargos principais: a presidência e a relatoria.
06/05/2014, 01h51 - ATUALIZADO EM 06/05/2014, 01h51
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00