Comissão debate criação do Dia Nacional da "Amazônia Azul" — Rádio Senado

Comissão debate criação do Dia Nacional da "Amazônia Azul"

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATEU NESTA QUARTA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, A CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DA "AMAZÔNIA AZUL". 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO, CYRO MIRANDA, DISSE QUE O PROJETO PODE SER VOTADO ATÉ O DIA 15 DE MAIO, E QUE SE FOR APROVADO, SEGUE DIRETAMENTE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O termo "Amazônia Azul" foi criado pela Marinha para chamar a atenção da sociedade e do Estado para a importância estratégica do oceano brasileiro. O contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, explicou a importância da área para pesquisa, educação, turismo e lazer, projetos ambientais e transporte comercial. Ele disse que enquanto o mundo só começou a perceber a importância do oceano na Rio+20, o Brasil já trabalha nesse setor desde 1974, quando a comissão – que envolve 17 ministérios – foi criada. Os principais projetos são a delimitação da plataforma, que estendeu a área de soberania marítima brasileira de 200 para 350 milhas, o estudo das comunidades costeiras e o Programa Antártico Brasileiro. Silva Rodrigues lembrou que além de 95% do comércio exterior passar pelo mar brasileiro, de lá são extraídos 90% da produção de petróleo e 70% da de gás natural do País. 

(Silva Rodrigues) Quem navega por Santos, pelo Espírito Santo não vê nunca a noite porque são muitos poços que mantém claro. Isso representa o quê? Representa riqueza, representa poder, representa posição estratégica do Brasil. 

(Repórter) Mas ele destacou que a Amazônia Azul tem outra riqueza, inexplorada, tão importante quanto a mineral: uma biodiversidade maior que a da Amazônia verde, que pode no futuro gerar medicamentos avançados. 

(Silva Rodrigues2) Cura pro câncer, para tratamento de leucemia, pra tratamentos que vão minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia. Os países mais desenvolvidos estão avançando muito nessa questão de biodiversidade. Os Estados Unidos têm hoje cerca de 300 patentes de produtos, de fármacos da biodiversidade dos oceanos. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, defendeu a aprovação da proposta. 

(Vanessa Grazziotin) É muito importante. É o dia que para pra discutir, pra debater, pra chamar a atenção da importância de determinada questão. Nós temos o dia no Brasil de combate à biopirataria, que é a nossa outra Amazônia, a Amazônia verde. E temos essa outra parte que é a Amazônia Azul. (Repórter) O dia 10 de dezembro foi escolhido porque foi o dia, em 1982, em que foi assinada a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
30/04/2014, 02h09 - ATUALIZADO EM 30/04/2014, 02h09
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00