Senado poderá apoiar participação de jovens em debates ambientais na ONU — Rádio Senado

Senado poderá apoiar participação de jovens em debates ambientais na ONU

LOC: O SENADO DEVERÁ CRIAR O PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA O FUTURO, QUE LEVARÁ ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ÀS REUNIÕES DA CONFERÊNCIA DAS PARTES DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA, COP.  

LOC: O PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE PERMITE A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS FOI APROVADO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: O programa de Conscientização Ambiental prevê que o Senado deverá selecionar, a cada ano, três estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais com idades entre 16 e 19 anos. Eles serão escolhidos por meio de um concurso nacional de redação, coordenado pela Secretaria de Relações Públicas do Senado. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, autora do Projeto de Resolução, afirmou que o objetivo é oferecer aos jovens brasileiros a oportunidade de acompanhar os encontros da Conferencia das Partes da ONU, COP, que reúnem representantes de diferentes países em busca de soluções ambientais para reduzir os impactos das mudanças climáticas. A Secretaria de Educação do estado deverá credenciar a escola como parceira do programa e o Senado pagará as despesas com emissão de passaportes e vistos, transporte aéreo, hospedagem, alimentação, e eventuais despesas médicas dos estudantes que participarão da reunião. O senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, relator substituto, aprovou a iniciativa.

(ALOYSIO NUNES) O projeto é meritório ao posicionar o senado federal como protagonista na formação de jovens lideranças na questão climática. Consideramos que a contribuição da Casa nesse sentido é de fundamental importância para consolidação das políticas públicas em educação ambiental, conforme preconiza a lei que instituiu a política nacional de educação ambiental. 

(REP) A Conferência das Partes ocorre anualmente em países que ratificaram a convenção da ONU. A próxima reunião, COP 20, será em novembro deste ano em Lima, no Peru. O projeto será terminativo na Comissão de Educação, o que quer dizer que não precisará ser submetido a exame do plenário.
29/04/2014, 01h34 - ATUALIZADO EM 29/04/2014, 01h34
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00