Copa do Mundo vai ser vitrine para expressões culturais, diz ministra — Rádio Senado

Copa do Mundo vai ser vitrine para expressões culturais, diz ministra

LOC: A COPA DO MUNDO VAI SER UMA VITRINE TAMBÉM PARA AS DIVERSAS EXPRESSÕES CULTURAIS BRASILEIRAS. 

LOC: FOI O QUE DISSE A MINISTRA DA CULTURA, MARTA SUPLICY, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Ao apresentar um balanço das conquistas de 2013 e a expectativa para este ano no Ministério da Cultura, a ministra Marta Suplicy mostrou otimismo quanto à Copa do Mundo no Brasil, que, na opinião dela, vai deixar também um legado cultural. Além da estrutura dos estádios servir para atrair artistas internacionais que hoje demandam arenas como espaço para shows, a visibilidade que as expressões culturais brasileiras terão com o mundial, destacou Marta Suplicy, é maior que qualquer ação que pudesse ser feita pelo ministério. 

(Marta Suplicy) A gente se esforça tanto pra mostrar quem nós somos no exterior além da beleza da nossa praia, do nosso carnaval fascinante e do futebol. Os Estados Unidos têm muito da sua imagem interessante vindo de Hollywood, de seus filmes. A Itália, também do seu cinema e da sua gastronomia. A França a mesma coisa. E nós não fizemos o investimento que esses países fizeram, de séculos. Tá na hora de fazer. Só que uma Copa do Mundo, ela é mais que qualquer coisa que a gente possa ter sonhado ou feito. 

(Repórter) A ministra disse que os principais programas do ministério contaram com a ajuda do Congresso, porque nasceram de propostas aprovadas pelos parlamentares. Entre eles, o vale-cultura, que já beneficia meio milhão de trabalhadores com 50 reais mensais para gastar em cultura. Falou ainda que os museus brasileiros estão sendo revitalizados, em especial nas cidades-sede da Copa. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, um dos autores do pedido para a audiência, pediu apoio da ministra para um projeto dele que prevê a exibição de filmes nacionais nas escolas. 

(Cristovam) Muitas já podem fazer, e não custa tanto na medida em que for sendo feito. Eu gostaria de ver uma política para a cultura ser levada à escola. E aí sinceramente eu acho que se não for o ministério da cultura, a gente vai ter dificuldade. Como compatibilizar, pode criar um fórum dos dois ministérios, um conselho interministerial. 

(Repórter) A ministra pediu ainda a ajuda dos senadores para pensar em um modelo de desoneração de obras de arte, pois os altos impostos para exportar e importar têm levado artistas e designers brasileiros a se mudarem para o exterior.
22/04/2014, 02h17 - ATUALIZADO EM 22/04/2014, 02h17
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00