CMA: sem consenso sobre mudanças na reserva da Serra do Cachimbo — Rádio Senado

CMA: sem consenso sobre mudanças na reserva da Serra do Cachimbo

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DISCUTIU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA UMA PROPOSTA QUE PREVÊ MUDANÇAS NA RESERVA DA SERRA DO CACHIMBO, NO SUL DO PARÁ. 

LOC: O ASSUNTO NÃO TEM CONSENSO ENTRE ESPECIALISTAS, AUTORIDADES E MORADORES DA REGIÃO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O projeto do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, divide a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, criada em 2005, no Sul do Pará, em duas novas unidades de conservação. O texto prevê a criação do Parque Nacional Nascentes da Serra do Cachimbo, com 160 mil hectares, e da Área de Proteção Ambiental Vale do XV, com quase 180 mil hectares. Pela atual legislação, as reservas biológicas devem ser preservadas sem qualquer interferência humana ou modificação ambiental. Flexa Ribeiro lembrou que centenas de famílias ocupam a área há décadas, incentivadas pelo Governo Federal. Ele argumentou que a mudança busca conciliar a preservação com o desenvolvimento sustentável, já que os parques nacionais e as áreas de proteção ambiental permitem a visitação turística e a produção agropecuária. 

(Flexa) De tal forma que possa dar a oportunidade a estas famílias que foram à região há mais de quarenta anos e lá estão ajudando a conservá-la. 

(REPÓRTER) No entanto, o assunto dividiu a opinião de especialistas, do governo e de moradores da região. O presidente da Associação de Produtores do Vale do XV, Fábio Barbosa, disse que produtores da área são aliados na preservação ambiental e combatem o desmatamento. Já o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Roberto Vizentin, elogiou o debate no Congresso Nacional e admitiu que o governo deve regularizar a situação das famílias que vivem na reserva. No entanto, ele é contra a proposta. 

(Vicentin) Então nós não colocamos em uma posição de diálogo. Mas manifestando de forma direta, clara, respeitosa de que a nossa posição é pela manutenção da Reserva Biológica. Mas indenizando e pagando as famílias por que elas fizeram e pelo direito que elas têm lá. 

(REPÓRTER) O projeto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e deve ser votado pela Comissão de Meio Ambiente antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
22/04/2014, 01h27 - ATUALIZADO EM 22/04/2014, 01h27
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00