Dois consultores do Senado devem disputar vaga de ministro do TCU — Rádio Senado

Dois consultores do Senado devem disputar vaga de ministro do TCU

LOC: OS PARTIDOS GOVERNISTAS DEVEM SUGERIR UM NOME DE UM TÉCNICO PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
 
LOC: A OPOSIÇÃO APRESENTOU A INDICAÇÃO DE UM SERVIDOR DO SENADO PARA O CARGO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(Repórter) Em reunião com a bancada marcada para terça-feira, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, do Ceará, deverá apresentar o nome do consultor Bruno Dantas para ocupar uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. A indicação do advogado do Senado, que já teria o aval do Palácio do Planalto, substitui a do senador Gim, do PTB do Distrito Federal, que desistiu de disputar a vaga de ministro do TCU após um embate com a oposição. O líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, confirmou que a nomeação será técnica e não mais política.

(Eduardo Braga) Não podemos continuar fazendo uma luta política em torno da indicação par ao TCU. Queremos, portanto, fazer uma nomeação técnica que possa levar ao Tribunal de Contas da União uma visão do Parlamento mas referendado por um forte conteúdo técnico para ajudar na fiscalização e controle dos investimentos no públicos Brasil. 

(Repórter) Contrária à nomeação do senador Gim, a oposição apresentou o nome do servidor público do Senado, Fernando Moutinho, que já foi auditor do TCU. O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, negou qualquer disputa política com a base aliada na indicação ao TCU.
 
(Alavaro Dias) A oposição já indicou um nome, que é uma figura conhecida com todos os pressupostos exigidos para a ocupação da vaga, com condições profissionais e técnicas, e reputação ilibada. Portanto, a oposição já cumpriu o seu papel. 

(Repórter) Os dois candidatos deverão ser sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos. O nome aprovado será levado ao Plenário.
11/04/2014, 02h25 - ATUALIZADO EM 11/04/2014, 02h25
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00