Graça Foster cancela depoimento à CAE sobre denúncias contra Petrobras — Rádio Senado

Graça Foster cancela depoimento à CAE sobre denúncias contra Petrobras

LOC: A PRESIDENTE DA PETROBRAS CANCELA DEPOIMENTO À COMISSÃO DO SENADO PARA ESCLARECER DENÚNCIAS CONTRA A ESTATAL. 

LOC: A OPOSIÇÃO MINIMIZA A AUSÊNCIA DE GRAÇA FOSTER APOSTANDO NA CONVOCAÇÃO DA CPI, ENQUANTO GOVERNISTAS GARANTEM QUE EXPLICAÇÕES SERÃO PRESTADAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) A presidente da Petrobras, Graça Foster, seria ouvida na Comissão de Assuntos Econômicos nesta terça-feira sobre denúncias de compras superfaturadas de plataformas e refinarias e de pagamento de propina para funcionários. Mas diante do pedido de criação de quatro CPIs para investigar as supostas irregularidades, Graça Foster cancelou a vinda ao Senado. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, negou que o cancelamento seja uma manobra governista. Ele afirmou que Graça Foster virá à Comissão de Assuntos Econômicos caso nenhuma das CPIs seja instalada, já que a Petrobras tem interesse em esclarecer os fatos. 

(Humberto Costa) O entendimento que fizemos com a presidenta da Petrobras e com o ministro Lobão é que eles deixem para vir à CPI. Se vai ter CPI é melhor que venham à CPI do que virem agora e daqui a duas semanas virem novamente. Se não tiver CPI, nós marcamos o mais rápido possível a vinda deles aqui. 

(Repórter) O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, minimizou a decisão da presidente da Petrobras ao afirmar que Graça Foster terá de dar as explicações na CPI que deverá ser criada. 

(Alvaro Dias) Essa vinda não produziria, já que estamos desejando instalar a CPI para investigar para valer. Esses depoimentos de ministros sempre procuram esconder e não revelar. Não há propósito de apresentar esclarecimentos que sejam considerados suficientes. Creio que não perdemos nada com essa ausência. 

(Repórter) O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também cancelou a participação numa audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para tratar das mesmas denúncias até uma definição sobre a instalação da CPI da Petrobras.
04/04/2014, 07h57 - ATUALIZADO EM 04/04/2014, 07h57
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00