Senador quer que Parlasul vá à Venezuela ver situação de brasileiros presos — Rádio Senado

Senador quer que Parlasul vá à Venezuela ver situação de brasileiros presos

LOC: O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI, DO PTB DE RORAIMA VAI APRESENTAR UM REQUERIMENTO NA PRÓXIMA SEMANA, NA REUNIÃO DO PARLAMENTO DO MERCOSUL, PARA QUE UMA COMISSÃO DE REPRESENTANTES DO PARLASUL VÁ À VENEZUELA VER A SITUAÇÃO DE BRASILEIROS PRESOS NAQUELE PAÍS.  

LOC: MOZARILDO RECEBEU DENÚNCIAS DE QUE BRASILEIROS FORAM PRESOS INJUSTAMENTE, POR SE RECUSAREM A PAGAR PROPINA A POLICIAIS VENEZULENOS. REPORTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.  

(Repórter) O senador Mozarildo Cavalcanti vai propor a criação de uma comissão de parlamentares do Parlasul para visitar presos brasileiros na Venezuela. Mozarildo recebeu denúncias de que esses brasileiros não teriam pago propina a policiais venezuelanos corruptos e estariam presos sem assistência jurídica e sem apoio da embaixada brasileira. 

(Mozarildo) Nessa cadeia em Ciudad Bolivar, tem cerca de 2 mil presos, sendo cerca de 100 deles brasileiros. Para tudo a polícia cobra propina. Para receber visita, visita íntima, levar remédio, levar comida, falar com advogado. 

(Repórter) O Senador Mozarildo relata denúncias de que os policiais e advogados venezuelanos agem em acordo, de maneira a extorquir o máximo possível dos brasileiros presos: 

(Mozarildo) Aos finais de semana eles são obrigados a todos eles a saírem das celas, para as quadras cimentadas e aí para voltarem para as celas, precisam de pagar 100 reais. Advogados são os mais corruptos e geralmente agem mancomunados com os policiais. Quando a vítima não paga o que eles pedem, eles pedem para a polícia espancar os presos. 

(Repórter) Segundo informações de familiares dos brasileiros, a grande maioria de presos é do estado de Roraima e teriam sido achacados por policiais venezuelanos. Como ou não tinham dinheiro ou se recusaram a pagar subornos, teriam sido presos.
03/04/2014, 07h27 - ATUALIZADO EM 03/04/2014, 07h27
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00