Comissão debate alteração nas regras para liquidação de crédito aos assentados — Rádio Senado

Comissão debate alteração nas regras para liquidação de crédito aos assentados

LOC: A COMISSÃO MISTA CRIADA PARA DISCUTIR A MP QUE ALTERA AS REGRAS PARA LIQUIDAÇÃO DE CRÉDITOS AOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA FEZ UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: ENTRE OS CONVIDADOS, ESTAVAM O MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E O PRESIDENTE DO ICRA. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Durante a audiência pública, parlamentares discutiram com especialistas a Medida Provisória número seiscentos e trinta e seis, de dois mil e treze, que estabelece linha de crédito especial para os assentados da reforma agrária, perdoa dívidas e fixa condições especiais de renegociação dos saldos remanescentes. O relator da medida é o senador Wellington Dias, do PT do Piauí. Ele acredita que, se for aprovada, a Medida Provisória vai trazer mais facilidades para os produtores que, hoje, estão tendo prejuízos. 

(Wellington Dias) O que o produtor ganha é um desconto que chega a até oitenta por cento do valor do saldo da dívida, a condição de um parcelamento, retirar, inclusive, as dívidas que já estão judiciliazadas. Ou seja, um conjunto de diferentes programas que estão causando prejuízo aos produtores e ao país. O país quer essas produtores produzindo e gerando renda. 

(Repórter) Wellington Dias se comprometeu em analisar todas as sugestões recebidas na audiência, como por exemplo, a do senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que estende a linha de crédito aos pequenos agricultores. O relatório final deve ser entregue no dia nove desse mês. Também participaram da reunião o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Carlos Mário Guedes.
01/04/2014, 06h42 - ATUALIZADO EM 01/04/2014, 06h42
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00