Comissão deve analisar proposta que estabelece residência pedagógica — Rádio Senado

Comissão deve analisar proposta que estabelece residência pedagógica

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO DEVE ANALISAR NESTA TERÇA-FEIRA A PROPOSTA QUE ESTABELECE RESIDÊNCIA PARA PEDAGOGOS RECÉM-FORMADOS. 

LOC: PARA O SENADOR CYRO MIRANDA, RELATOR DA MATÉRIA, A MEDIDA VAI AJUDAR OS PROFISSIONAIS A SE ADAPTAREM MELHOR AO AMBIENTE ESCOLAR. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A residência pedagógica aos professores recém-formados da educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental. A duração mínima do estágio seria de oitocentas horas e o pedagogo teria direito a uma bolsa de estudo. O texto foi apresentado pelo senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso. Mas o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, que é o relator da matéria na Comissão de Educação, apresentou uma emenda que estende a medida para todos os professores da educação básica, da creche ao ensino médio, além de aumentar a carga horária para um mínimo de mil e seiscentas horas. A exigência demandará dedicação integral do residente, que precisará cumprir oito horas diárias de trabalho pelo período de um ano letivo. Para Cyro Miranda, a residência vai ajudar os pedagogos a se adequarem melhor ao ambiente educacional. 

(Cyro Miranda) Hoje, o que acontece: os pedagogos se formam e, de imediato, estão em salas de aula, sem um devido estágio. Esse estágio vem possibilitar que eles tenham uma adequação melhor, um conhecimento melhor na prática. 

(Repórter) Cyro Miranda lembrou ainda que quase todo o curso de pedagogia é composto por matérias técnicas que não estão aliadas à prática da profissão. Outro ponto de destaque do senador foram dois grandes problemas enfrentados pela carreira: o baixo salário e a qualificação dos profissionais. 

(Cyro Miranda) Nós temos, na carreira pedagógica, dois grandes entraves. Um é o problema de plano de carreira e salário. E a outra é a preparação. Hoje, nós estamos no seguinte dilema: o ensino fundamental e médio, ele é ruim por que o professor ganha pouco e está despreparado ou está despreparado por que ele ganha pouco? 

(Repórter) Na avaliação de Cyro Miranda, essa é apenas uma ideia inicial para elevar o nível de preparação dos pedagogos, mas não é o suficiente para melhorar a educação brasileira. Se aprovado pela Comissão de Educação, o projeto seguirá para análise no Plenário do Senado, e depois, para a Câmara dos Deputados.
31/03/2014, 05h13 - ATUALIZADO EM 31/03/2014, 05h13
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00