Senado vai homenagear os 100 anos de Abdias Nascimento — Rádio Senado

Senado vai homenagear os 100 anos de Abdias Nascimento

LOC: HOJE CELEBRAMOS OS 100 ANOS DO EX-SENADOR ABDIAS NASCIMENTO, UM ÍCONE NA LUTA CONTRA O RACISMO.  

LOC: O SENADO FARÁ UMA HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE ABDIAS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 21 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL. REPÓRTER RENINA VALEJO. 


(Repórter) “Senhora presidente, senhoras e senhores senadores, sob a proteção de Olorum, inicio meu pronunciamento”. Assim Abdias Nascimento iniciava seu discurso no Plenário do Senado. Economista, jornalista, poeta e dramaturgo, Abdias foi senador da República pelo PDT do Rio de Janeiro entre 1997 e 1999, na vaga de Darcy Ribeiro. Um de seus projetos deve ser votado em breve pelo Senado e possibilita a abertura de ação civil pública para proteger a dignidade de grupos raciais étnicos ou religiosos. (SOBE SOM) Tanto na política quanto na arte, Abdias Nascimento foi um ícone na luta pela igualdade racial. Na década de 1930, engaja-se na Frente Negra Brasileira para combater a segregação racial em estabelecimentos comerciais em São Paulo. Em 1944, funda o Teatro Experimental do Negro, entidade que, um ano depois, patrocina a Convenção Nacional do Negro. A Convenção propõe à Assembleia Nacional Constituinte de 1946 a inclusão de políticas públicas para a população afrodescendente, e que a discriminação racial fosse definida como crime de lesa-pátria. Em 1948 fundou o jornal “O Quilombo”, entre outras publicações. Após a edição do AI-5, em 1968, Abdias foi para o exílio e ficou 13 anos longe do Brasil. Em 1983 foi eleito deputado federal. Faleceu em 2011, aos 97 anos. A pedido do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, na próxima sexta-feira, 21 de março, o Senado vai homenagear o centenário de Abdias, no dia em que se celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Na opinião de Paim, Abdias Nascimento foi um homem a frente do seu tempo. 

(Paulo Paim) “Abdias foi um ícone, um líder incontestável na busca da liberdade verdadeira do povo negro. No período que foi senador, sem sombra de dúvida, os seus projetos todos demarcaram pela rebeldia e pelo passo a frente no combate a todo tipo de preconceito e, principalmente, contra o povo negro”. 

(Repórter) Em novembro do ano passado, o Senado aprovou a criação da Comenda Abdias Nascimento para homenagear os que contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira, que será entregue anualmente, no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.
14/03/2014, 04h26 - ATUALIZADO EM 14/03/2014, 04h26
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00