Senadores vão acompanhar investigação de denúncias envolvendo a Petrobras — Rádio Senado

Senadores vão acompanhar investigação de denúncias envolvendo a Petrobras

LOC: SENADORES VÃO ACOMPANHAR INVESTIGAÇÃO DE DENÚNCIAS DE PROPINA ENVOLVENDO A PETROBRAS. 

LOC: ELES DEVERÃO IR À HOLANDA E SOLICITAR INFORMAÇÕES À PETROLEIRA E À POLÍCIA FEDERAL. OS DETALHES COM A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN: 

(Repórter) Por unanimidade, a Comissão de Relações Exteriores aprovou o requerimento do senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, pedindo que o Senado também investigue denúncias do pagamento de propina a funcionários da Petrobras feito por uma empresa holandesa interessada em fechar contratos de locação de plataformas marítimas. Paulo Bauer sugere que um grupo de senadores acompanhe os trabalhos de uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados que vai a Holanda apurar o caso. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, ressaltou que os contratos em questão foram avaliados em US$ 200 milhões. Ele negou qualquer disputa política para investigar as denúncias ao lembrar que a Petrobras é uma das mais importantes empresas brasileiras. 

(Aloysio Nunes Ferreira) O Congresso Nacional tem como uma das suas atribuições mais importantes a fiscalização das ações do Poder Executivo independentemente que outras instâncias o façam. O que aprovamos hoje é que a nossa Comissão de Relações Exteriores possa também mandar um representante para acompanhar essas investigações. REP: O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, ainda sugeriu o adiamento da votação do requerimento. Mas ressaltou que a investigação das denúncias envolvendo a Petrobras não é temida pelo governo, que já acionou a Polícia Federal para entrar no caso. 

(Eduardo Suplicy) A Petrobras está tomando as medidas necessárias, inclusive, solicitou à Polícia Federal e ao Ministério Público para fazerem a averiguação completa deste caso. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, negou que a aprovação do requerimento esteja relacionada à crise na Câmara dos Deputados entre o seu partido e o PT. 

(Ricardo Ferraço) Essa foi a decisão, a unanimidade dos senadores que compõem essa Comissão. Todo debate aqui foi em torno da necessidade da investigação dos fatos apresentados à população brasileira nos últimos dias. REP: Os nomes dos senadores que vão acompanhar as investigações devem ser definidos nos próximos dias.
13/03/2014, 06h04 - ATUALIZADO EM 13/03/2014, 06h04
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00