Autoridades debatem no RN soluções para reforma urbana no Brasil — Rádio Senado

Autoridades debatem no RN soluções para reforma urbana no Brasil

LOC: POLÍTICOS E ESPECIALISTAS SE REUNIRAM HOJE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE PARA DEBATER SOLUÇÕES PARA A REFORMA URBANA NO BRASIL. 

LOC: A SUBCOMISSÃO CRIADA PARA DISCUTIR O ASSUNTO AINDA VAI VISITAR OUTROS DEZ ESTADOS PARA OUVIR ESPECIALISTAS LOCAIS. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Natal foi a primeira capital visitada pela Subcomissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do Senado, criada para discutir propostas de melhoria na estrutura e nos serviços das grandes cidades e regiões metropolitanas. Estiveram presentes o senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, deputados, prefeitos e vereadores do Rio Grande do Norte, além de especialistas no tema, representantes de entidades da sociedade civil e lideranças populares. Inácio Arruda explica que a capital tem um diferencial das outras cidades. 

(Inácio Arruda) O problema central que mais tem motivado as pessoas tem sido responder essas questão da mobilidade urbana. E Natal iniciou os trabalhos desse ciclo de diálogos urbanos porque tem uma peculiaridade. Natal criou um Parlamento comum da região metropolitana que discute os principais problemas que são, hoje, obrigatoriamente comuns. 

(Repórter) Os principais problemas apontados no encontro foram o grande crescimento da região, a rápida urbanização, o passe livre e a intenção de que os governos municipais assumam a responsabilidade do transporte público, hoje administrado pelo Estado, como explica Inácio Arruda. 

(Inácio Arruda) São os municípios que tem obrigação com o serviço de transporte público, mas a malha ferroviária e rodoviária é estadual, não é municipal. E estabelecem preços de tarifas sem praticamente ouvir, discutir com os municípios. 

(Repórter) Outro assunto mencionado foi o Estatuto da Metrópole, que foi aprovado nesta terça-feira pela Câmara dos Deputados, e agora será analisado pelo Senado. As sugestões recebidas na reunião ainda serão examinadas pela Subcomissão. A próxima cidade a ser visitada será Porto Alegre, em vinte de março. No dia seguinte, será a vez de Curitiba. Os encontros em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Fortaleza, São Paulo e Goiânia ainda não foram agendados.
13/03/2014, 07h16 - ATUALIZADO EM 13/03/2014, 07h16
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00